Tudo vai ficar bem!

12 de fevereiro de 2011
você está lendo Tudo vai ficar bem!

Apresento-lhes, já no título, a maior mentira em forma de frase que já caminhou pela Terra. Não, querida. Não vai ficar tudo bem. Somos sempre obrigados a acreditar que, quando alguém fala isso conosco, magicamente o mundo se torna um lugar melhor. Não, ele continua girando e nada muda. Os diretores adoram colocar essa frase nos filmes.

Reparem que é sempre quando algo muito ruim está acontecendo. Algo como a namorada do mocinho amarrada com uma arma apontada na cabeça; e ele, também amarrado, dizendo isso a ela. Ou o marido que está indo para a guerra dizendo isso à sua esposa. A arma vai disparar, o marido vai morrer. Ambos verão seu próprio sangue escorrendo pelo chão. Não ficou tudo bem. Mentiram pra eles assim como mentiram pra você. Disseram que tudo ia ficar bem quando seu cachorro morreu, quando sua avó foi internada, quando seus pais se separaram, quando seu namorado te traiu, quando você reprovou um ano. Por que não te disseram isso antes? Por que não dizem que tudo vai ficar bem enquanto tudo está bem? Isso encorajaria mais as pessoas. Imagine alguém chegando pra você, num momento corriqueiro de sua vida, dizendo: “vai continuar tudo bem”.

Você guardaria aquele momento para sempre no seu coração. Mas isso nunca acontece. As pessoas têm a mania de oferecer essas malditas palavras quando sua vida está uma merda completa. Ninguém nunca se dá conta do impacto dessas palavras. Mesmo assim, a insistência continua. Isso se tornou tão banal quanto encontrar com alguém pela calçada e perguntar “oi, fulano, tudo bom?”, e o fulano responder “tudo bom, e você?”. A essa altura, vocês já passaram um pelo outro. Ninguém nunca responde o último “tudo bom, e você?”. Esse fulano pode ter acabado de voltar de um enterro e, automaticamente, responde “tudo bom”. Na sua mente, completa a frase com um “apesar de tudo”. Mas, aparentemente, todo mundo está bem. E a maior mentira já oferecida às pessoas continua ao nosso redor.

No momento em que alguém nos diz isso, algo dentro de nós pensa, inexoravelmente: “como seria bom se realmente ficasse tudo bem”. Inconscientemente, sabemos que não vai ficar. O jeito é aceitar, por nós mesmos, a situação consolidada. A aceitação de determinado fato é individual. Ninguém nunca vai saber como é estar no seu lugar. A situação pode ser parecida, mas o sentimento que aquilo provoca em cada pessoa nunca é igual. E se alguém vier oferecer-lhe essas quatro palavrinhas, não se irrite, não grite, não as jogue fora. Essas palavrinhas serão muito importantes na sua volta por cima. A única coisa que vai mudar é que elas vão partir de você.