você está lendo O que fazer quando o namoro não está mais dando certo?

Nem sempre o amor é tudo o que um namoro precisa para funcionar. Às vezes, o próprio tempo desgasta o que antes parecia ser perfeito. E se vocês brigam o tempo todo, por qualquer probleminha (que, na hora, sempre parece ser um problemão), ou preferem sair com os amigos a ficarem juntos, talvez seja hora de se perguntar se o relacionamento realmente tem futuro.

— Descubra se tem algo te incomodando.

Normalmente não percebemos que, lá no fundo, algo que foi dito, feito ou até deixado de lado pode nos incomodar mesmo inconscientemente. Nossa mente analisa tudo, descobrindo significados ocultos e, muitas vezes, sem sentido, que vão ficar na cabeça e te deixar cada vez mais irritada, a não ser que você dê um ponto final.

— Decifre seus sentimentos.

Se essa auto-reflexão não deu resultado, talvez o problema esteja mais a fundo. Será que você ainda gosta dele tanto quanto antes? Será que o namoro não caiu na rotina e vocês só estão juntos ainda por puro comodismo?
Se você respondeu sim para a segunda, seus problemas têm solução.
Que tal uma mudança de cenário? Faça algo especial para vocês dois se curtirem. Uma viagem, um passeio diferente. Qualquer coisa para sair da mesmice está valendo. Se vocês ainda se gostam, não vale à pena deixar o amor morrer sem lutar por ele.
Mas se a resposta afirmativa foi para a primeira pergunta, talvez seja hora de se questionar se quer estar com ele mesmo assim. Se seus sentimentos mudaram e nem conviver juntos vocês conseguem mais, será que continuar esse relacionamento sem futuro é a melhor solução?

— Converse.

Fale e exponha o que anda te deixando tão incomodada. Mesmo que você não tenha pensado em nada, pergunte a seu parceiro como ele está se sentindo e se tem algo o perturbando. Mas sem brigas. Brigar agora só vai piorar toda a situação.
Com seus pensamentos compartilhados e os problemas não resolvidos, mas, pelo menos, expostos, pode ser que vocês se entendam melhor e trabalhem juntos para fazer tudo voltar ao normal.

Se, ainda assim, nada der certo. Pode ser, sim, que o namoro simplesmente tenha se desgastado. Isso é totalmente normal. Porém, é você quem tem que decidir o que fazer. Nenhum passo a passo vai te dar a resposta; você tem que ir a fundo em seu coração e descobrir se ainda quer continuar nessa relação cheia de brigas.
Caso sua decisão seja terminar, faça-o de uma maneira amigável. Não existe coisa pior do que ex-namorado inimigo. Não é porque o namoro não deu certo que vocês têm que parar de se falar. No final das contas, vocês podem acabar mais felizes separados do que juntos.
Antes da decisão, no entanto, lembre-se de que um relacionamento é algo muito mais profundo do que uma simples reflexão. Esteja certa da sua escolha para mais tarde não se arrepender.