você está lendo Eu tenho a pele oleosa, e agora?

SPA em casa!

Depois que cortei franja, minha pele de mista quase seca passou para muito oleosa. Isso ocorreu graças a oleosidade do meu cabelo, que com a franja acabou passado para a o meu rosto, e principalmente, testa. Todo esse brilho nada glam, acabou fazendo com que surgissem espinhas (umas bem pequenas, diferente daquelas que eu costumo ter quando estou naqueles dias).

A pele oleosa possui poros mais dilatados que a pele normal. Por isso a cobertura pesada pode “entupir” esses poros, comprometendo o acabamento da maquiagem. Todos os produtos para cobertura de pele (exceto o pó) devem ser líquidos e sem óleo, os chamados “oil-free”.

Para resolver esse problema, fui atrás de produtos e maquiagens que me ajudassem a ter a pele normal, mesmo com a franja.

PRODUTOS:

Controle de Brilho 2 em 1 Deep Clean, da Neutrogena

Esse produto tem duas funcionalidades, além de espuma de limpeza ele serve como máscara! Limpeza: você coloca um pouquinho na mão, esfrega até formar espuma e lava o rosto. Dá uma sensação refrescante e sinto que limpa bem. Máscara: você passa uma camada fina no rosto, massageia, deixa agir por 3 minutos e enxagua.

Protetor solar 30 FPS Minesol Oil Control, da RoC

Com esse sol e calor, o uso do protetor solar é mais do que indispensável. Quem tem pele oleosa, sofre para encontrar um que funcione e não piore a situação, isso porque a maioria dos protetores são a base de óleo, e deixam a pele mega brilhante.  Esse da Roc, foi feito especialmente pra pele oleosa, e é um milagre em forma de creme. Além de proteger do Sol, ele controla total a oleosidade.

Folhas Anti-Brilho Deep Action Clean & Clear

Essa é o maior barato! As folhas são uma espécie de plástico bem fininho, e removem completamente a oleosidade do rosto e o melhor: sem tirar a maquiagem. Perfeitas pra ter na bolsa, naquela hora de tirar uma foto, pra você não brilhar negativamente mais do que todo mundo.

MAKES:


Base líquida FPS 18 da L’Acqua di Fiori

Quem tem a pele oleosa, sofre horrores na hora de escolher a base certa. O ideal é que ela tenha acabamento mate, ou seja, sem brilho e oleosidade. Essa da foto,da L’Acqua di Fiori tem textura é super leve, bem sequinha mesmo, e de quebra, funciona como primer, amenizando a aparência dos poros abertos.

Corretivo Mineral Power da Maybelline

O sonho de toda garota é ter um photoshop de mão pra vida real né? Pois a fama desse produto, garante a realização desse sonho. Dizem que ele esconde qualquer imperfeição , rende e dura bastante tempo.

Pó Compacto Matificante da Clinique

Esse pó compacto da Clinique  tem a função de finalizar e eliminar todo brilho da pele. Deixa a pele com uma sensação agradável e aparência revigorada. Proporciona um acabamento mate e é ideal até para quem não tem a pele oleosa, mas transpira bastante no calor. O preço no site da Clinique é de US$19,00. Mas também dá pra comprar,  Morangão, custa em média US$26,00 (todas as cores disponíveis).

Sombra em Creme da Mary Kay

Essa é a melhor opção para quem não dispensa uma sombra e adora ir em shows e lugares lotados e quentes. Já vi vários reviews, e todos dizem que a sombra dura até o final da festa, intacta.

A ROTINA DA PELE OLEOSA

Pela manhã:

Logo após acordar, lave bem o rosto com um sabonete neutro ou com um tipo específico para sua pele: os que contêm ácido salicílico na fórmula ajudam a prevenir a acne. Durante o seu soninho da beleza, sua pele acaba produzindo bastante oleosidade, para que isso não se transforme em espinhas, torne esse primeiro passo obrigatório.

Passe uma loção adstringente. Ela tem a função contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez. (Tem uma com preço super bom, da Natura)

Durante o dia:

No decorrer do dia, use aqueles lencinhos próprios para tirar a oleosidade. Quem tem acne pode optar pelos que têm ácido salicílico na forma, que ajuda a secar as espinhas.

Se você foi à academia ou teve aula de educação física, aproveite para lavar o rosto e reaplicar o protetor solar logo depois dos exercícios.

Antes de dormir:

Lave o rosto novamente com um sabonete neutro ou com um tipo específico para sua pele: os que contêm ácido salicílico na fórmula ajudam a prevenir a acne.

Use produtos de tratamento, que funcionam super bem à noite. Os com nicotinamida ajudam a fechar os poros. Quem tem pele com acne pode optar por usar produtos secativos, com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na fórmula.

Segredinho de Blogueira: Pelo menos duas vezes por semana eu preparo uma misturinha esfoliante e passo em toda região do rosto. É barato, e funciona como qualquer outro produto que faz esfolação e tira a oleosaide. (Créditos para minha mãe, que me ensinou)

Pegue uma tampinha de coca ou qualquer outro potinho desse tamenho, e coloque um pouco de creme hidratante (eu uso um da Dove, mas já usei de várias outras marcas e quase todas funcionam). Vá na cozinha, roube um pouco de fubá do armário e misture com o creme no botinho. Depois, passe em toda região do rosto fazendo movimentos cirulares por uns dois ou três minutos. Feito isso, enxague o rosto com água e seque totalmente com uma toalha. Ps: Quando faço isso durante a noite, acordo no outro dia sem aquelas micro espinhas e cravinhos na testa. É um milagre.

A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.

No site  – Derma Doctor – você encontra a maioria dos produtos citados nesse post, eles entregam para todo o Brasil e tem um preços bem bacanas!

Tem alguma super dica para dividir com a gente? Comenta aí!