você está lendo Literatura: Como ser legal, de Nick Hornby

Você se considera uma pessoa legal?  Aliás, o que é ser uma pessoa legal para você? Bom humor, inteligência, confiança, felicidade ou um pouco de tudo isso? Você poderia descrever qual é a medida certa? Katie Carr, a personagem principal do livro Como Ser Legal, de Nick Hornby, faz esse difícil questionamento.

O livro nos mostra, através de uma história com personagens relativamente simples, como muitas vezes nos voltamos para nós mesmos e não percebemos que tudo na vida pode, e deve, ter mais de um lado. Sobre como às vezes exigimos algo de quem está ao nosso lado – marido, namorado, amante, irmão – sem perceber que também precisamos de mudanças.

Na história, Katie Carr é médica que tem tudo para ser feliz: Profissão, marido e família. Entretando, ela vive com uma vontade louca de mudar, jogar tudo para o alto e começar do zero sem as chateações do dia a dia da vida de um mãe-esposa-médica. Mas nada é tão simples. E a culpa? E os dois filhos? E será que começar tudo de novo vai impedi-la de errar novamente? Mas ela errou? Onde? Todas estas dúvidas (e muitas outras) preenchem a vida de Katie até que, em um telefonema, ela avisa a seu marido que quer se divorciar. A decisão provoca uma reviravolta na vida dos Carr. Sem saber se divórcio é o certo, o casal segue tentando encontrar uma solução enquanto trocam provocações.

A sinopse pode não ter muito a ver com o seu cotidiano, mas o autor faz com que o livro tenha algo de você em cada virar de página. Sabe aquelas pequenas impressões do dia-a-dia que passam pela sua cabeça mas que, por motivos óbvios, você não comenta com ninguém? Aqueles pensamentos rápidos que todo mundo tem, mas que ninguém enuncia pelo bem da boa-convivência social e da manutenção da aparência sã? Os personagens do Hornby são todos despidos desse pudor. Ele mergulha na mente dessas pessoas e a gente também.

Gostei muito do livro, principalmente das partes em que a personagem viaja e começa a pensar coisas absurdas – sem sair do lugar. Ela filosofa legal, e faz com que nos sintamos menos estranhas.

Curtiu o Livro? Então você não deve deixar de ler outras obras do autor, Nick Hornby  já publicou nove livros (todos traduzidos e publicados aqui no Brasil pela editora Rocco).

Como ser legal (ou How to be good) é literatura simples que faz pensar.
Pra fechar as férias com chave de ouro.

Ahhhh…. No Submarino o livro tá com desconto.
De R$43 por R$29.