Ciclo da vida!

23 de janeiro de 2011
você está lendo Ciclo da vida!

O ponteiro do relógio aponta às duas da manhã. Eu continuo aqui, deitada em minha cama, encarando o teto, relembrando momentos. A pergunta que não quer calar volta a me derrubar como nunca: por que o tempo passa? E essa me leva à diversas outras. Por que as coisas têm que mudar? Por que não podemos parar no tempo, aproveitar melhor os momentos?

A verdade é que, depois de tanto tempo pensando, cheguei a uma lógica conclusão: o tempo passa para que o mundo possa girar. É simples até, se você parar para analisar. O tempo tem que passar. Porque se ele não passasse, não existiríamos. Ninguém cresceria, casaria, teria filhos, evoluiria. O mundo ia continuar sempre na mesma, vazio. Ou encheria até não poder mais. O ciclo da vida é necessário. As mudanças são importantes. Ninguém gosta de mesmice, já que o ser humano tem tendência a se cansar. Precisamos das novidades.

Reclamamos da impossibilidade de permanecer sempre nos momentos felizes, mas nunca paramos para cogitar o que faríamos se aqueles momentos fossem contínuos. Como uma criança que ganha um brinquedo novo, ficaríamos alegres, aproveitaríamos ao máximo. Porém, uma hora, o brinquedo se torna velho, e, do mesmo jeito, o momento tão feliz, acabaria se tornando cansativo. Queremos o diferente. Vai ser sempre assim.

Então, não adianta querer congelar aquele instante. A única coisa a se fazer é aproveitar. Se divertir até não poder mais a cada nova fase da vida, sem deixar nada importante passar. Não dá para voltar no tempo. Ele é sempre constante; o relógio está sempre rodando. Mas também não se arrependa dos erros. Se arrependa do que não fez. É disso que você sentirá falta. Os erros são indispensáveis. Se não cometê-los, o momento se tornará somente uma probabilidade. O que teria acontecido? Teria eu conseguido?

E se você não conseguir tirar proveito de qualquer fase que seja, saiba que nunca é tarde. Nunca é tarde para agir como uma criança, se lambuzar com um sorvete e brincar. Nunca é tarde para sair na balada e conhecer pessoas novas. Nunca é tarde para adquirir responsabilidade. Nunca é tarde para viver. Mas se puder evitar os atrasos, faça isso. A vida é longa, mas imprevisível. O amanhã é somente uma imagem embaçada e é por isso que nunca devemos deixar para depois o que pode ser feito naquele exato momento.

Viva a vida intensamente. O mundo não pára para descansarmos, por isso não perca nenhum segundo se arrependendo do inevitável ou adiando as vivências. Esse é o fluxo da vida.