Ano novo, câmera nova.

14 de janeiro de 2011
você está lendo Ano novo, câmera nova.


Pra começar o ano com o pé direito, resolvi fazer um post pra responder de vez a mais frequente pergunta que eu recebo: Qual câmera eu devo comprar? Poisé, a variedade de câmeras hoje no mercado é imensa e existem muitas marcas ótimas, é normal essa confusão e não me surpreende receber tantas vezes a mesma pergunta.

NECESSIDADE
A primeira coisa que você deve ser perguntar é: Qual tipo de câmera eu preciso? Uma compacta, uma semi profissional ou uma profissional? Pra responder você precisa ver os seus objetivos. Geralmente, quem só quer tirar fotos do dia-a-dia com os amigos ou fotografar as viagens sem exigir muito da câmera escolhe as compactas por serem mais práticas, leves e baratas. Quem quer fazer as mesmas coisas mas gosta de fuçar e encontrar todas as funções que a câmera oferece, compre uma semi profissional, ela trás ótimas funções, zoom bem maior e possibilita fotos com muito mais qualidade. Agora se você quer fazer ensaios fotográficos, se quer comprar lentes diferentes com o tempo (as semis não possibilitam a troca de lentes), quer um controle maior das funções da câmera e quer fotografar com muito mais precisão, a melhor opção é uma profissional.

PREÇO
Depois de pensar para que você vai usar sua câmera nova, pense no dinheiro que você tem. As câmeras compactas estão saindo numa média de 500 reais, as semis, mais ou menos 1000 reais e as profissionais, de 1300 a 2000 reais em média. Meu conselho nesse caso é que você não compre uma câmera pior só porque tem menos dinheiro no momento. Junte, faça vaquinha entre os parentes, pague parcelado, mas compre a câmera que você realmente quer para depois não se arrepender e se frustrar.

MARCA
Com o tipo que você quer e o dinheiro em mãos, é hora de pensar na marca. De acordo com uma estatística geral entre os fotógrafos, as marcas mais usadas e aprovadas são, nessa ordem: Canon > Nikon > Sony > Olympus > Kodak > Fujifilm > Panasonic, etc. Aí vai do que você conhece sobre cada uma para escolher o que você quer nessa nova compra.

INDICAÇÕES
É claro que pra completar sua escolha você pede indicações às pessoas que já tem uma câmera legal, quais ela acha que são boas. Vou colocar algumas aqui que eu já pesquisei sobre, algumas eu já usei e recomendo:

BOAS LOJAS
Por último mas nem por isso menos importante, um critério que não dá pra esquecer: O lugar onde você vai comprar sua câmera. Se você quer comprá-la pessoalmente, nada melhor do que procurar saber qual é a melhor loja especializada em fotografia da sua cidade. Se por falta de opção ou qualquer outro motivo você optar por comprar na internet, eu indico o Buscapé (site de busca que redireciona para lojas virtuais bem conceituadas e confiáveis) o Mercado Livre ou o Submarino.

Achei umas promoções bacanas no Submarino, veja os modelos e os preços:

Câmera Digital Coolpix P100 10.3MP c/ 26x Zoom Óptico, LCD 3″ – Nikon por 2.299
Câmera Digital SP-600UZ 12MP 15x Zoom Óptico LCD 2,7″ + 1GB – Olympus de 1.300 por 899,00
Câmera 10MP Powershot SX120IS 10x Zoom Óptico e LCD 3″ + 2GB – Canon de 1.300 por 799,00
Câmera Digital S1800 12.2 MP 18x Zoom Óptico e LCD 3″ + 2GB – Fuji de 900,00 por 799,00

(Veja Mais)

Acho que seguindo esses passos você consegue chegar a uma câmera legal para comprar e sair por aí clicando tudo que aparecer na frente. Faça bom proveito começando o ano com câmera nova e fotos mais lindas ainda.