Make Up: Pincéis!

13 de janeiro de 2011
você está lendo Make Up: Pincéis!

A maquiagem fica muito mais bonita quando os produtos são de qualidade e são aplicados com as ferramentas certas: os pincéis. Ainda que exista muitas dúvidas sobre técnicas ao se maquiar, as maiores dúvidas giram em torno dos pincéis . Cada um tem a sua função e para mantê-los em bom estado, eles precisam de cuidados. Além disso, quer um bom motivo para nunca usar um pincel sujo? Quando estão sujos, eles ajudam no entupimento dos poros e pequenas infecções causadas por bactérias que se acumulam nas cerdas. Então aquela sua acne que nunca acaba, pode ser resultado de pincéis mal cuidados.

Os pincéis de cerdas naturais podem receber o mesmo tipo de cuidados que temos com nossos cabelos: shampoo e condicionador. O correto é que sejam lavados uma vez por mês. Mais importante que a lavagem desses pincéis, é a secagem, que deve ser feita sempre na sombra e com os pinceis de cabeça para baixo, se a água acumular e secar dentro deles vai deixar um mau cheiro. Já os de cerdas artificiais, não sobrevivem a muitas lavagens, então é melhor limpá-los com lenços umedecidos para tirar o excesso.

As esponjinhas de sombra e os pincéis pequenos devem ser limpos assim que terminamos de usá-los, para evitar o acumulo de resíduos que comprometem a próxima maquiagem. Os que forem usados em produtos úmidos, devem ser lavados, os usados em produtos em secos, podem ser limpos com um lencinho de papel. Se você usa esponjinha para aplicar base, ela deve ser lavada a cada três aplicações e nunca deve ser guardada molhada, para não aparecer fungos e mofos. As esponjas tem vida curta, então elas não vão sobreviver a mais de cinco lavagens (nem até o fim do produto), mas com certeza você encontra embalagens de esponjas em lojas especializadas. E como podem carregar muitas bactérias, nunca compartilhe sua esponja com as amigas.

E para guardar seus pincéis, use uma cartela própria para isso, os ‘cases’, que vão evitar que eles fiquem deformados e seria legal que sejam separados por tom: os que você usa para produtos escuros nunca devem ser guardados juntos com os que você usa para produtos claros. Isso evita ‘surpresinhas’ ao se maquiar.

E de todos os pincéis que já tive, os que mais duraram foram os da Sigma e da Natura, a qualidade é muito boa e o preço vale a pena.

Make Me Crazy, Sigma – $99
Natura Aquarela –  $17