Cabelo: Descoloração

06 de janeiro de 2011
você está lendo Cabelo: Descoloração

Descoloração é uma rápida opção pra quem deseja alcançar uma cor desejada para o cabelo. Mas nem tudo é tão bom quanto parece, e além de ser um processo que clareia muito os fios, com esse vem o ressecamento capilar, quebra, entre outros. Há formas de descolorir o cabelo e diminuir esses possíveis danos.

A primeira dica é nunca descolorir sozinho o próprio cabelo, independente do estado que esse esteja. O processo é mais delicado, bem diferente de quando o objetivo é apenas tingir. Procure um salão ou alguém que faça isso pra você.

Há quem chegue numa loja de cosméticos e já vai pegando o primeiro produto que vê na frente, e depois ainda reclama que descoloração acaba com o cabelo. Se for descolorir vai ter que investir, bons produtos fazem toda a diferença. Opte sempre pelos profissionais. Pesquise em comunidades, fóruns, sobre os produtos e como eles agem no cabelo de acordo com a forma que você quer deixar.

Exemplos: Amend, Igora, Alfaparf, Loreal, entre outros.

Antes de descolorir o cabelo é importante saber qual o estado em que ele está. Se ele estiver muito ressecado a descoloração pode piorar ainda mais a situação. É necessário que o cabelo não esteja fraco, assim ele aguentará todas as etapas da descoloração sem cortes químicos e quedas.

O volume da água oxigenada (10, 20, 30, 40) pode variar de acordo com a tonalidade do fio e a cor desejada.

Oxigenada 10 – abre 1 tom (ideal para tonalização e banho de brilho)

Oxigenada 20 – abre 2 tons (ideal para quem não quer loiro, usada para castanhos)

Oxigenada 30 – abre 3 tons ( ideal para chegar ao tom castanho claro a um loiro médio)

Oxigenada 40 – abre 4 tons (indicada para descolorações)

A quantidade de pó descolorante + oxigenada vai depender do cabelo: comprido, quantidade, etc. A proporção é 1:2, ou seja, 1 medidor (parte) de descolorante pra 2 de oxigenada. Ou seja, o dobro de ox, essa é a indicação que vem na maioria das embalagens. Nunca deixe de ler o modo de usar, pois pode variar de acordo com o produto. Dê um intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as descolorações.

Pessoas com relaxamento no cabelo devem consultar com um profissional e fazer um teste de mecha, mas não é recomendável descolorir se houver química como essa no cabelo. Se for optar por alisar prefira progressivas, marroquinas e inteligentes depois de descolorir, pois o produto da descoloração retira essas químicas.

Na minha opinião, a melhor vantagem da descoloração é a facilidade pra conseguir anular o amarelado. Sem contar que é um método com resultado quase imediato.