você está lendo Como Fazer um Blog de Sucesso?

Um dos temas mais comentados no tópico do fórum da comunidade do blog é o de como se tornar uma blogueira de sucesso.  Resolvi então atender ao pedido de vocês e criar mais um post falando um pouco mais sobre o assunto.

HOSPEDAGEM

A Opticalhost (empresa que hospeda o blog atualmente) oferece um super suporte para blogs iniciantes: Planos de até 12,90 por mês. O pessoal que trabalha lá é muito atencioso e dá um super help pra quem entende pouca coisa sobre o assunto. Recomendo que entrem no site, se informem e conversem com o pessoal, vale muito a pena.

.COM E BLOGSPOT.COM

Responda rápido: Dos sites que você sabe de cor, quais tem algo além de .com.br?
Sites com domínio próprio são muito mais valorizados, tanto para as agencias de publicidade quanto para o próprio leitor.

A APARÊNCIA

Não adianta o blog ter um bom texto se ele estiver em letra verde florescente c/ fundo preto. O mesmo vale para as imagens dos posts,  de  nada vale imagens incríveis se elas não têm formatação padrão. Caso você não tenha experiência em html ou não tenha grana pra pagar um bom programador, vale apostar nos temas free da internet: Alguns sites que fornecem layouts gratuitos: VickysThomoedaDestiny TemplatesBloglooCookiesTop Wp ThemesNatty WPFree Wp ThemesThe Theme Lab. (Caso você esteja interessado em pagar, recomendo a Nana Barros, a Dani, a Mari e a Evelyn)

O NOME

Já recebi centenas de emails pedindo sugestões de nomes para blogs.  A dica geral é que o nome seja inédito na blogsfera e seja um nome impactante. Risque de cara da sua lista aqueles nomes que mais parecem frases prontas (ainda mais se for em inglês).  O título do blog pode ou não ter relação com o tema abordado, entretanto prefira a primeira opção.  Sempre me perguntam, mas eu não lembro como o nome Depois dos Quinze surgiu, mas acreditem esse não foi o primeiro nome do blog.  (Alguém aí é da época do Bmaybe? Espero que não em!)

A FAMA

Para ter um blog de sucesso, é preciso MUITA dedicação e paciência. No começo SEMPRE vai rolar aquela vontade de desistir de tudo e voltar para o msn jogar conversa fora ou para o twitter ler frases alheias!  Acho que o que diferencia um blog do outro é a persistência do autor, e olha eu não estou falando de sair visitando link por link divulgando blog (isso é péssimo, nunca façam!).

Leia e se informe CONSTANTEMENTE sobre o assunto abordado no seu blog. Não deixe para contar a novidade (ou a tendência) depois que todo mundo já escreveu sobre. Seja a primeira, batalhe para isso! Pesquise!

Comente SEMPRE que der nos blogs que gosta e responda os comentários que deixarem no seus posts. Os blogs fazem tanto sucesso por isso, porque o autor é mais próximo do leitor do que websites comuns. Se você não mostrar que dá ouvido aos comentários do seu blog, as pessoas vão desistir de comentar, depois de visitar.

Uma curiosidade: Comecei divulgando o Depois Dos Quinze no orkut, em comunidades que eu costumava frequentar, no meu perfil e até no tópico da festa fake! kkkkkkkkkkk

Acho que a maneira mais fácil de entrar de vez para o mundo dos blogs, é se inturmar. Conheça outras blogueiras e blogueiras, de preferência as mais experientes.  Acompanhe o seu trabalho, leia os posts mais antigos e se possível, siga no twitter. A maioria delas posta sempre links interessantes e frases úteis para você, que está inciando no ramo.

Minhas prediletas:

@borboletando, @kittykills, @aleferreira, @garotait @GarotasModernas @Fofochic, @homensvaidosos, @reitchel, @loverox, @luferreira, @sakuraincubus, @luizagomes.

GANHAR DINHEIRO

Até o começo do ano eu não sabia absolutamente nada sobre esse assunto. Minha querida amiga @sakuraincubus que me deu algumas dicas e aos poucos, depois de mundo “googlar”, aprendi um pouco sobre o assunto, acho que o suficiente para falar sobre isso com vocês.

Quando um blog atinge um certo grau de popularidade ou número de visitas, agências, empresas e lojas entram em contato com o dono para que seja feita publicidade de determinado produto. (Por isso, é fundamental que no site tenha uma janela bem visível de CONTATO)

Ok Bruna, agora como essa agência vai encontrar meu site? Como eu disse, se o seu site for popular, provávelmente elas encontraram através dos seus próprios leitores. Mas, existem maneiras de “adiantar” isso. Uma delas, é fazer seu blog estar presente em diferentes redes sociais (twitter, facebook, orkut…).

PUBLIEDITORIAIS

Normalmente as agências e empresas fazem uma espécie de parceria com o dono do blog. Em troca de um post pago (ou publieditorial) o blogueiro recebe uma quantia em dinheiro e algumas vezes, alguns produtos da marca (aí os tão conhecidos presentinhos e mimos!)

BANNERS

Os banners (esses aí na barra lateral do site) são outra maneira de conseguir dinheiro com os blogs. A cada compra feita pelo click, o dono do blog ganha uma determinada comissão. (Ex: Afiliados submarino)

MÍDIA KIT

Mídia Kit funciona como uma espécie vitrine, onde você deve colocar algumas características atraentes do blog e os preços das ações publicitárias. A agência, marca ou loja interessada te enviará um email solicitando o arquivo (por isso é tão importante deixar o email em fácil acesso).

(Saiba como criar o seu mídia kit aqui)

Já li matérias sobre blogueiras super conhecidas como a Camila do GE, e a Lia do JustLia, onde elas contam que largaram tudo para cuidar exclusivamente do blog. QUER DIZER a coisa se bem feita, dá dinheiro minha gente!

Acho que deu para tirar bastante dúvidas (e criar outras).
Lembrem-se sempre: Qualquer coisa é só comentar!