Cabelo: Violeta Genciana

Muitas meninas que querem ficar loiras (platinadas, claríssimas, branquíssimas) sofrem com o resultado amarelado. Quando for descolorir o cabelo, não se assuste com a cor amarelo-escândalo-desagradável-solamarelada, isso é comum. Sabendo usar as proporções certas, a VG é uma ótima dica pra quebrar o amarelo do cabelo.

Violeta Genciana é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. (Wikipedia)

Você irá encontrar a VG em farmácias, e seu custo é de, mais ou menos, dois reais.

Modo de usar:

A violeta genciana pode ser diluída no shampoo (ficando bem roxinho) ou no creme de hidratação (branco), nesse em proporções menores, senão seu cabelo poderá ficar cinza/roxinho. Use um conta-gotas pra facilitar o processo e não ocorrer tantos acidentes. Você pode usar violeta genciana logo após descolorir o cabelo, só é misturar com o shampoo usado pra enxaguar o cabelo.

O uso da VG pode ser de 15 em 15 dias, pois com o tempo a VG vai saindo do cabelo, e isso também depende do que você faz com seu cabelo (piscina, praia, lavagens, etc). A quantidade varia de acordo com o tom do cabelo. Eu gosto de usar duas gotas no shampoo, é um meio termo (digamos assim). Não é recomendável/necessário usar no condicionador.

A VG pode ressecar o cabelo devido à presença de álcool. Mas não se preocupe porque isso pode ser anulado. Eu costumo deixar o potinho de Vg aberto num local aberto (de preferência, uma janela) por alguns dias até que saia todo o álcool. Se você gostar de resultados mais rápidos, pode optar por fazer “banho maria”.

Banho Maria:

“Você coloca a quantidade de violeta (pura) num pote de VIDRO, coloca ele numa panela com água e leva ao fogo. Desligue o fogo quando naum houver NADA líquido dentro do pote. O vidro vai ficar roxo (uma coisa bunita demais.auhhauahuahu!), então é só despejar dentro do pote a quantidade de condicionador desejada, e misturar…Dizem que essa técnica é a melhor, pois destrói menos o cabelo devido à violeta ser uma solução alcoólica…creioo que 90% (no mín.) da violeta é álcool. Coloca-se o próprio vidro na panela, é pra fever junto com a água.” (BY: Raquel/Comunidade Violeta Genciana)


Atenção:

O uso errado da violeta genciana pode resultar num cabelo chumbado ou roxo. Se seu cabelo ficar manchado não se desespere, a VG vai saindo com lavagens, ou você pode adiantar o processo usando um shampoo anti-residuos.

A VG adora manchar as coisas, cuidado na hora de usar pra não deixar tudo na casa roxo (já aconteceu muito comigo).

Importante:

Violeta genciana não clareia o cabelo, ele tira o amarelado e você tem a impressão de que o cabelo está mais claro.  A cor do seu cabelo vai depender do resultado da descoloração. Ela também não serve pra todo tom de cabelo, por exemplo:

A VG não tem bons resultados em cabelos com esse tom. A não ser que seu desejo seja acinzentar.

Fiz um vídeo explicando direitinho tudo que você precisa saber sobre Violeta Genciana:

 
70 comentários