você está lendo Moda não é só gostar de comprar roupas!

Além de ser um fenômeno que enche nossos olhos de emoção e faz o nosso coração bater mais forte, a moda é um movimento que também aborda o lado cultural, antropológico, comportamental, comunicativo, sociológico e político dos indivíduos. Mas heeeein? É isso mesmo gente, por trás de todo esse turbilhão de textos sobre moda que lemos diariamente existe toda uma cadeia de informações necessárias a quem realmente quer se especializar em falar de moda (abaixo algumas indicações). Mas se você não quer se especializar e quer apenas conhecer um pouco mais sobre assuntos específicos, calma, eu dou dicas pra vocês também! Vamos a algumas delas:

O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas, de Gilles Lipovetsky, pra quem quer entender o que a moda representa em nossa sociedade e como ela é tratada.

A roupa e a moda: uma historia concisa, de James Laver, pra quem adora ler e ver imagens, ilustrações esse livro é a dica perfeita, além de ter uma leitura super agradável, fala sobre a historia da moda de forma bastante interessante.

Beleza do Século, para conhecer um pouco mais sobre a relação da moda com os padrões de beleza. Além de falar sobre a evolução dos cosméticos, perfumes, a obra é recomendada pra quem quer se aprofundar mais sobre o assunto.

Moda, o século dos estilistas: 1900-1999, de Charlotte Seeling, é interessante pra quem quer acompanhar e conhecer mais sobre os principais criadores do século XX, bem como analisar as tendências que os mesmos mostraram ao longo desse período de tempo.

O Evangelho de Coco Chanel, livro mais leve, com leitura super fácil e divertida falando sobre nossa eterna diva Coco Chanel.

Jeans, a roupa que transcende a moda, Lu Catoira. Fala sobre a evolução do jeans nas guerras, nos movimentos políticos, no comportamento da sociedade, em momentos de crise e em épocas douradas.

Sapatos, Linda O’Keeffe, pra quem AMA sapatos e adoraria conhecer sobre a evolução e historia deles, acompanhando imagens e legendas.

Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução, pra quem ama Maria Antonieta (assim como eu) e quer conhecer mais sobre sua vestimenta, desde os trajes de montaria masculino, os excêntricos penteados, aos vestidos cravejados de brilhantes , enfim suas roupas que revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte de Luís XVI e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia da época. E aqui, ainda aproveito o momento pra dizer que vale assistir também o filme de Sofia Coppola: “Marie Antoinette.”

É lindo saber se vestir, conhecer as tendências, criar o novo ou modificar padrões já existentes, mas é importante sabermos que moda não é só gostar de comprar roupas, e que a leitura é importante, sim! Então, pra quem tiver interesse, vale a pena ler qualquer uma das dicas, garanto que despertarão seu interesse!