você está lendo Desligue o computador e vá ler um livro!

Livros para quem não gosta de ler

O professor repete incansavelmente que as dificuldades nas redações e na gramática provêm da falta de leitura. Os alunos, tão incansáveis quanto, repetem que não gostam de ler. Para aumentar ainda mais este preconceito com a literatura, são forçados a conhecê-la através de livros obrigatórios e, muitas vezes, de linguagem antiquada, o que acaba por afastar ainda mais os jovens de um prazer tão inexplicável: a leitura.

Só quem lê sabe o que é passar a noite em claro pela curiosidade do capítulo seguinte. Há muitos livros, pouco divulgados nos colégios, que também escondem a magia do que é caminhar por páginas de papel e adentrar a imaginação do autor. Livros para todos os gostos e idades; em livrarias, sebos e até mesmo aqui, na Internet. Acessíveis, disponíveis, só esperando um pouquinho do seu tempo para encantar você.

Abaixo algumas dicas de leituras fáceis e divertidas. Uma delas, com certeza, você vai gostar. E oh, nem é preciso desligar o seu computador!

FELIZ ANO VELHO

Autor: Marcelo Rubens Paiva
Resumo: Este livro que é quase uma conversa com Marcelo Rubens Paiva, relata o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago em 1979, ondeu bateu acidentalmente com a cabeça numa pedra. Mostra as dificuldades que muitas pessoas sofrem com essa situação e a força de vontade que um homem tem que ter para se inserir novamente na sociedade, enfrentando seus problemas e medos. Em capítulos povoados com seus romances e suas amizades, Marcelo nos conta esse ano de sua vida como numa mesa de bar, a linguagem é incrivelmente fácil e leve, com gírias e expressões dos anos 80, ideal para quem quer começar lendo um livro que não se parece muito com um livro. (Download)

SOUL LOVE – À NOITE O CÉU É PERFEITO

Autor: Lynda Waterhouse
Resumo: Cansou de adulto escrevendo como se fosse adolescente? Cansou de livros teen que giram em torno de brigar com os pais, ser rebelde e desobrir o amor no inexplicável? Experimente Soul Love. Sem pieguice, sem fantasia. A possibilidade logo ali. São pessoas comuns, situações comuns, um romance leve com uma problemática interessante, um final revelador e uma história para ler várias vezes. (Download)

O DIÁRIO DE BRIDGET JONES

Autor: Helen Fielding
Resumo: Solteira, mora numa cidade grande, quer parar de fumar, quer emagrecer, não acredita em auto-ajuda, mas vive dando uma espiadinha, é um desastre na cozinha e no trabalho. Conhece? Bridget Jones, com humor e linguagem simples, Bridget escreve esse diário que podia ser o seu, o da sua melhor amiga ou qualquer outra mulher no planeta. Acompanhar suas crises é uma viagem deliciosa e qualquer mulher vítimas do pós-feminismo devia experimentar.
(Download)

A FILHA DO ESCRITOR

Autor: Gustavo Bernardo
Resumo: A Filha do Escritor se passa em pleno século 21, apesar das contestações. É quando Lívia chega num hospital psiquiátrico afirmando ser filha do falecido Machado de Assis. Não seria um diagnóstico difícil, a bela moça obviamente está fora de sua sanidade, já que o escritor morreu há cerca de 100 anos. Além disso, afaga a cabeça de um filho imaginário e pede para se hospedar nas instalações da clínica onde seu pai indicou que o esperasse.
Mas Lívia tem algo mais e o narrador, médico responsável pelo caso da mulher, além de gravamente atraído pela paciente, acaba alternando momentos de igual loucura e sanidade. De repente, ele está perguntando pelo filho de Lívia e realmente se preocupa com o menino imaginário. Quem é mais louco: quem cria a loucura ou quem se convence dela?
Pesquisando sobre a vida e obra de Machado de Assis, o Doutor encontra uma enorme coerência em tudo o que Lívia diz, confundindo ainda mais suas certezas, cada vez mais escassas e confusas.
Grande destaque para o final surpreendente e a escrita ritmada. Com parágrafos diretos e pontuados como uma respiração, fiquei entretida com o livro do começo ao fim.

DIVÃ

Autor: Martha Medeiros
Resumo: Mercedes passou dos 40, tem um bom casamento, filhos educados, uma vida comum e feliz. Até o diz em que resolve fazer análise. Sua procura lembra um pouco a Joana de “Perto do coração selvagem”, quando pergunta para a professora o que a gente faz depois de ser feliz, aquela eterna busca pela novidade. No divã ela questiona suas escolhas, seu modo de vida e entra em seus pensamentos mais ocultos, de tal maneira que não consegue mais voltar a ser a pessoa de antes.
Se você acha que não tem nada a ver com Mercedes, lendo o livro descobrirá que são almas gêmeas, porque é impossível não compreender tudo o que ela diz. Vale a pena ler com um caderninho do lado para anotar as melhores frases!

UMA VIDA INVENTADA – MEMÓRIAS TROCADAS E OUTRAS HISTÓRIAS

Autor: Maitê Proença
Resumo: Este livro foi uma grande surpresa. Conhecia a história da Maitê e gostava de alguma coisa que lia na resvista Época também. Então ganhei de presente e devorei, do começo ao fim, lendo e relendo alguns trechos. Que grande escritora encontrei! Esperava pouco, encontrei muito. Um livro cheio de histórias interessantes, mesclando a ficção e a realidade, levando o leitor por países visitados, religiões pesquisadas, rituais presenciados.
Com sua história de vida dramática (o pai matou a mãe, depois se matou e seu mundo virou de cabeça para baixo quando tinha apenas 12 anos), Maitê se mostra espirita e mentalmente equilibrada, capaz de uma compreensão quase surreal. Passou por tudo mas não deixa que isso seja o foco de sua carreira, revelando-se além de uma atriz conceituada, uma excelente escritora.
Seus questionamentos são questionamentos de mãe, de mulher, de pessoa, é muito fácil se identificar com seus sentimentos. Mas seu modo de descrever é tão delicado e bonito, que no final senti vontade de ser capaz de escrever tudo o que ela diz.

MOÇA, INTERROMPIDA

Autor: Susanna Kaysen
Resumo: Livro que deu origem ao filme Garota, interrompida com Angelina Jolie e Wynona Rider. Basicamente, a história é a mesma, até porque a Susanna Kaysen realmente existiu e realmente esteve internada num hospital psiquiátrico. Mas o livro tem bem menos ação. É apenas um relato de sua estadia nesse lugar que é por vezes deprimente, mas também é uma fuga da realidade, bem-vinda em certo ponto. Se trata de um universo paralelo, onde há vida independente da vida aqui fora.
Os capítulos são curtos, bem objetivos. É um livro de poucas páginas. A história é interessante. Se passando nos anos sessenta, fica bem óbvio que a loucura diagnosticada nela na época, não passa de sintomas da adolescência. Susanna tinha 18 anos, não sabia o que queria, mas sabia bem o que não queria, era voluntariosa e tentou suicídio. Logo decidiram que ela tinha personalidade limítrofe, um distúrbio de moralidade. Havia necessidade de deixá-la presa? Talvez não, mas o conhecimento dela sobre ela mesma foi de extrema importância, e talvez não se desse conta disso sem passar por essa experiência.

TÔ COM VONTADE DE ALGUMA COISA QUE EU NÃO SEI O QUE É e A MULHER QUE NÃO PRESTAVA

Autor: Tati Bernardi
Resumo: Dois livros excelentes com coletâneas de textos da Tati Bernardi. Quem acompanha o site, não pode perder! São textos espirituosos, desses que não tem como não se identificar e se sentir entendida.