Pulando alto!

11 de novembro de 2010
você está lendo Pulando alto!

Final do ano chegando, e junto ele aquela vontade de encarar o verão e as férias com um “corpitxo” novo e totalmente em forma. É super comum no fim do bimestre, principalmente em época de provas e afins, dar aquela engordada por causa do stress e consequentemente, ataques súbitos na geladeira. Depois do prejuízo,  todo mundo fica louco atrás de receitinhas mágicas emagrecer rapidamente, é só jogar no google que você verá a quantidade de sites e revistas ensinando como seguir  a “dieta milagrosa”. A verdade é que só a boa alimentação não resolve muita coisa, se não for combinada com o tão temido exercício físico.

Eu particularmente não tenho paciência pra academia, acabo sempre desanimando porque com o tempo os exercicios se tornam repetitivos. Natação é uma boa, mas acho que o meu cabelo (depois farei o post contando a história dele…) não suportaria o cloro e tantas lavagens. E ohh… Só de pensar em caminhar sinto preguiça!

Uma opção bacana para quem também morre de preguiça e não curte muito fazer exercícios repetitivos e chatos, recomendo o Jump! Já ouvi conhecidas minhas falarem do quanto ele é benéfico para a estética e saúde do nosso corpo.

O que é Jump? Na verdade, Jump é uma maneira divertida de emagrecer. O exercício, que é super contagiante, é realizado quase sempre em grupo e sob um mini trampolim (mini cama elástica). Quem começa praticar Jump, tende a querer pular, mas na realidade se deve empurrar a lona elástica para baixo e ela lhe empurrará para cima. Ao contrário do que normalmente falam é uma aula com impacto, estudos mostram que ele é reduzido em cerca de 80% para o mesmo exercício feito no solo (pular no chão), mas equivale aos valores medianos do impacto na corrida, cerca de 2,9 PC (peso corporal).

Benefícios:

Coordenação
Jump trabalha a coordenação motora. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.

Pernas e bumbum
Se você quer tonificar os músculos inferiores, esse é o exercício ideal. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa.

Efeito colateral
Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de jump, portanto o trabalho em isometria é bastante intenso.

Turma de amigos
Além de melhorar o condicionamento, as aulas de jump melhoram muito a sua auto-estima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável.

Dores após as aulas
Os músculos ficam doloridos em função de micro-lesões que ocorrem durante o exercício. Musculatura não adaptada para aquele tipo de treino, número alto de repetições e sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular. O importante é não interromper as atividades.

Respiração
Na medida em que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, o corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de jump coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal, segundo a professora.

Drenagem linfática
Pular na cama elástica das aulas de jump vale uma massagem. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço.

Como não quero engordar nos próximos meses (nas férias eu só saio dessa cadeira do computador para comer e dormir) vou optar pelo Jump pra não me tornar uma garota totalmente adepta ao sedentarismo. Procurei nas academias da minha little cidade alguma que tinha aula de Jump, como imaginei, encontrei apenas uma. Achei o preço relativamente barato, duas aulas semanais por trinta reais. Começo na próxima semana! Quem me acompanha?

Está com preguiça ou quer emagrecer? Então, pule.


Referências: http://www.educacaofisica.com.br