Estilo Dark Wave

26 de outubro de 2010
você está lendo Estilo Dark Wave

O surgimento das referências Dark Wave datam da década de oitenta. O início? Costuma-se dizer que a música “Bela Lugosi’s dead”, do Bauhaus tenha marcado a aparição desse estilo musical que acabou influenciando o modo de se vestir e a atitude da juventude da época.
Além de Bauhaus; Siouxsie and the Banshes  e  The cure representam bem o estilo que traz uma mescla da escuridão, como o próprio nome diz, e do romantismo. O visual é sombrio e bem elaborado, tudo isso auxiliado pela maquiagem carregada, mas que deixa a pele bem clara, os cortes de cabelo eram característicos, geralmente bem espetados, com as pontas evidentes.

Os looks trazem roupas com referências de sado-masoquismo, sobretudos, capas, coturnos, roupas de couro (como jaquetas e calças), acessórios prateados, luvas, tudo isso em tons super escuros, geralmente o totally black.

Robert Smith, do The Cure; Siouxsie, do Siouxsie and The Banshes:

Algumas referências do Dark Wave em coleções atuais, e a forte presença da tendência no desfile de Yohji Yamamoto na última semana de moda de Paris:

Uma  boa dica de filme, pra quem quer ver e conhecer um pouco mais sobre o estilo Dark Wave, The Hunger, filme com Bauhaus e David Bowie, mostra bem a estética oitentista do estilo em questão, veja um trecho:

Para finalizar, alguns imagens no estilo para que vocês possam se inspirar: