Literatura: Apaixone-se!

12 de outubro de 2010
você está lendo Literatura: Apaixone-se!

Apresentando: O Romantismo.

Numa época onde os costumes eram super valorizados e a racionalidade marcava a Literatura, o suicídio era a mais repugnante das covardias. Apesar disso, como numa epidemia, a Europa fora assolada por uma Torrente de suicidas que brotavam de todos os lados e a todo o momento. A causa desse desastre? Um Livro! Quando Johann Wolfgang Von Goethe – o mais importante dos escritores da Alemanha no século XVIII – publicou o que era um completo estranho para a literatura da época de 1774, mal saberia que durante muitos anos seu livro pertenceria ao Index-do-que-os-pais-não-deixam-você-ler (e não só eles, mas pelos seus Governos como lei!) e que servia de marco inicial de uma das maiores, mais expressivas e melhores escolas literárias! Romantismo, estas são as Leitoras do #ddq. Leitoras, este é o Romantismo.

Por motivos de trabalho, Werther – um rapaz daquele tipo sensível, artista, apaixonado pela natureza e por coisas lindas, como poemas para você, que nos encanta – fora levado para uma vila, distante de seus amigos e família. Não tarda à Werther ter a idéia de enviar cartas ao amigo Whilhelm, descrevendo-lhe sua estadia. E também não tarda a estas mesmas cartas tornarem-se relatos profundos de uma paixão avassadora.

No tipo de paixão mais encantador do mundo (a primeira vista), nosso protagonista conhece Charlotte – Lotte, para nós, os íntimos – e perde-se completamente pelos seus encantos e caráter. O problema é que Lotte é noiva de Albert (homem dono da profunda admiração de Werther) e ela não está apaixonada por Werther.

Resultado: Sofrimento.

Aquele que todos nós conhecemos como é.

E Werther coloca todo seu coração em palavras que não pode dizer, escrevendo e lamentando-se com o amigo Whilhelm através das cartas que formam este livro e que mais descreveram exatamente como é amar e não ser correspondido. Cheio de amor, frustração, carinho e sensibilidade, Goethe consagra-se. E de quebra ainda nos presenteia com (conhecidos entre os melhores autores como) O Mais Apaixonado e Sublime dos Beijos da História da Literatura! Agora ficou a pergunta: Porque algo tão bonito levou tantas pessoas ao suicídio?

Descubra! E aproveite para descobrir também que neste livro estão TODAS as respostas de sua próxima prova de Literatura e do seu Vestibular! A dica é ler antes todas as características da escola e perceber como todas estão presentes nestas páginas.

Os Sofrimentos do jovem Werther – Goethe

“E a ti, que sentes as mesmas angustias do desventurado Werther, possas tu encontrar alguma consolação em seus sofrimentos! Que este pequeno livro te seja um amigo, se a sorte ou a tua própria culpa não permitem que encontres outro mais à mão!” – O Editor (Clique aqui para fazer o download)