você está lendo Quantas câmeras! E agora?

Não precisa nem pensar muito pra afirmar que a dúvida mais frequente que eu já ouvi é a famosa “Que câmera devo comprar?” “Qual é a melhor câmera?” Com esse post vou tentar fazer milhares de interrogações virarem exclamações nas testinhas de vocês, tentar responder a todas essas perguntas que você que gosta de fotografia já deve ter feito pelo menos uma ve, nem que seja pra si mesmo.  

Compactas e Profissionais
A diferença entre esses dois tipos de câmera é visível a olho nu: o tamanho e modelos. A maioria das pessoas tem câmeras menores, com recursos bem básicos, pra colocar na mochila e registrar aquele passeio legal com os amigos. Essa é a nossa compacta do dia-a-dia. As câmeras profissionais ou semi-profissionais são aquelas maiores, geralmente pretas, com lentes maravilhosas e algumas, com uma parte para flash externo. Pra escolher, você vai primeiro ter que saber se tem dinheiro suficiente pra comprar. Se você é mais previlegiado nessa parte, escolha logo de cara uma semi-profissional. Se não, vá de compacta mesmo, elas não são ruins apenas por serem compactas.

Escolhendo uma Compacta
Marca nem sempre é tão importante, mas nesse caso a marca influencia bastante. No mercado desse tipo de câmera, a Sony, Canon e Sansung, nessa ordem são as mais procuradas. A linha CyberShot da Sony é muito elogiada. Cliques rápidos e cores bem definidas são algunas desses elogios. O preço delas não está tão caro mais. Variam entre 400 e 500 reais, as vezes até menos, é só pesquisar na sua cidade ou em sites da internet como o Buscapé e Mercado Livre. Outra dica: esqueça os megapixels. Isso é pura ilusão, eles não fazem sua câmera de 12MP ser melhor que uma de 5! Megapixels existem para aqueles que querem grandes impressões das fotos, não pra nós adolescentes que provavelmente só postaremos no orkut, flickr ou twitpic. Vai comprar uma amanhã? Vá pelas marcas que falei, e peça ao vendedor pra checar um pouco, tipo um teste drive, olhe o menu, as opções legais, se tem redutor de movimento (pra não ficar embaçado quando a câmera mexe), enfim, assim, tudo vai dar certo e suas fotos com a câmera nova vão ficar ótimas.

Escolhendo uma Profissional
Com as profissionais as coisas não são tão diferentes, o que muda é as marcas mais procuradas, no caso, Nikon, Canon e Sony, nessa ordem, e a quantidade de recursos que você vai ter que checar na hora com o vendedor, como a qualidade da lente, a profundidade de campo, exposição, modo manual, coisas que geralmente não aparecem na sua compacta. Se você quer dar uma olhada nas mais usadas dessas marcas, o flickr mesmo te ajuda. Ele tem o Localizador de Câmeras, e quando você clica em alguma marca, consegue ver quais os usuários mais gostam! Logicamente, são as mais aprovadas.

Eu Indico
Minha irmã tem uma Sony Cyber-Shot DSC-W55 e eu posso dizer que é uma das melhores compactas que eu já usei, cores vivas, contraste perfeito, cliques rápidos, fotos boas a noite, flash não muito forte, boa resolução e ótimo macro.
Das profissas eu indico a Nikon D40, principalmente pela faixa de preços que é menor do que a das outras, e está entre 1500 e 1600 reais. Não é tão caro se for parar pra pensar, com um tempo juntando você pode realizar um sonho.

Seja com compactas ou com profissionais cheias de recursos, o importante é registrar os momentos, então esqueça tudo que você lê de técnico e aproveite aquele instante, conhecendo o menu da sua compacta você pode fazer coisas que uma profissional faz, até melhor! Essa é a hora de quebrar o cofrinho e fazer acontecer. Decidiu sobre em qual vai investir? Conte tudo aqui depois!