Ops, virei blogueira!

25 de setembro de 2010
você está lendo Ops, virei blogueira!

Os blogs, que antes eram tratados apenas como simples diários virtuais, vem tomando cada vez mais espaço na mídia e na vida de jovens, fashionistas e geeks de plantão. Graças a facilidade de hospedagem em sites como BloggerWordPress a blogsfera desde o seu começo – em 1999 – cresceu de 50 para aproximadamente 200 milhões de blogs.

Hoje em dia, quase todo jovem que possui acesso a internet, tem pelo menos um link registrado na rede.  Esse universo a parte, vem conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas e principalmente, dos adolescentes. Isso ocorre graças a sede de informação e de opinião e a facilidade de comunicação entre quem escreve e quem lê.

Dar a opinião sobre determinado assunto ou produto,  nunca foi tão divertido: Os chamados “blogueiros” sairam definitivamente do anonimato e viraram formadores de opiniões. Deixar o egocentrismo de lado, fez com que a blogsfera se misturasse com o mundo do marketing; garotas que antes só escreviam sobre sentimentos e problemas diários, começaram a deixar seu lado consumista falar e com isso, ganhar fama, influência e consequentemente, dinheiro.

Embora o depois dos quinze ainda não tenha dois anos de idade, me considero uma blogueira experiente o suficiente para dar algumas dicas e criar um guia básico de como se tornar uma blogueira de sucesso!

O ASSUNTO

A blogsfera já está mais que saturada de matérias ctrl c ctrl v, por isso tente sempre abordar no seu blog temas que você conheça o suficiente ou se interesse muito para que tenha sempre algo DIFERENTE e INOVADOR para escrever. Tenha um diferencial. Gosta de moda? Mostre a SUA moda. Gosta de falar sobre sentimento? Fale da SUA maneira sobre sentimentos…  Lembrando que você não precisa escolher apenas um tema, por exemplo, o depois dos quinze aborda vários assuntos mas todos com um só foco: As jovens adolescentes.

O NOME

Já recebi centenas de emails pedindo sugestões de nomes para blogs.  A dica geral é que o nome seja inédito na blogsfera e seja um nome impactante. Risque de cara da sua lista aqueles nomes que mais parecem frases prontas (ainda mais se for em inglês).  O título do blog pode ou não ter relação com o tema abordado, entretanto prefira a primeira opção.  Sempre me perguntam, mas eu não lembro como o nome Depois dos Quinze surgiu, mas acreditem esse não foi o primeiro nome do blog.  (Alguém aí é da época do Bmaybe? Espero que não em!)

O LAYOUT

Não adianta o blog ter um bom texto se ele estiver em letra verde florescente c/ fundo preto. O mesmo vale para as imagens dos posts,  de  nada vale imagens incríveis se elas não têm formatação padrão. Caso você não tenha experiência em html ou não tenha grana pra pagar um bom programador, vale apostar nos temas free da internet: Alguns sites que fornecem layouts gratuitos: VickysThomoedaDestiny TemplatesBloglooCookiesTop Wp ThemesNatty WPFree Wp ThemesThe Theme Lab. (Caso você esteja interessado em pagar, recomendo a Nana Barros, a Dani, a Mari e a Evelyn.)

TER UM BLOG DE SUCESSO

Para ter um blog de sucesso, é preciso MUITA dedicação e paciência. No começo SEMPRE vai rolar aquela vontade de desistir de tudo e voltar para o msn jogar conversa fora ou para o twitter ler frases alheias!  Acho que o que diferencia um blog do outro é a persistência do autor, e olha eu não estou falando de sair visitando link por link divulgando blog (isso é péssimo, nunca façam!). Leia e se informe CONSTANTEMENTE sobre o assunto abordado no seu blog. Não deixe para contar a novidade (ou a tendência) depois que todo mundo já escreveu sobre. Seja a primeira, batalhe para isso! Pesquise!

Atualize o blog se possível diariamente, e leve as novidades do seu blog para redes sociais como orkut, twitter, facebook etc.  Ajuda muito na divulgação!

Uma última coisa: Comente SEMPRE que der nos blogs que gosta e responda os comentários que deixarem no seus posts. Os blogs fazem tanto sucesso por isso, porque o autor é mais próximo do leitor do que websites comuns. Se você não mostrar que dá ouvido aos comentários do seu blog, as pessoas vão desistir de comentar, depois de visitar…

PARA VIRAR .COM

É basicamente o seguinte: Você tem duas opções: Pagar ou não pagar. Sugiro que comece com a opção gratuita só trocando para a pago depois de uns 4 meses de experiência bem sucedida (o depois dos quinze só virou .com depois de um ano)!

Gratuito:  Se você vai fazer um blog gratuito, escolha um dos publicadores gratuitos e se cadastre: WordPressBlogger (Já usei os dois!)

Pago: Se você vai pagar pelo blog, gastará  com duas coisas: domínio hospedagem. O domínio é pago uma vez por ano (cerca de R$30,00), já a hospedagem é paga mensalmente… Eu uso a www.hostgator.com.br/

A diferença principal entre uma opção e outra, é que além do nome ser mais bonito e fácil de gravar (depoisdosquinze.com) vc pode instalar uma ferramenta de publicação como WordPress (o que eu uso atualmente) e encher de plugins (Essas coisas bonitas aí do lado!)

Agora uma listinha básica do que NÃO fazer:

Nunca comente assim em um blog alheio: “Adorei seu blog, visita o meu?”
Não. Dificilmente alguma blogueira  realizará o seu desejo. Esse tipo de comentário é o mais ignorado ever. Porque? Quando escrevemos um post, esperamos um comentário construtivo, com sua opinião sobre o assunto. Receber um comentário assim é desanimador. Juro!

Desliga o som.
Não coloque players no seu site. Falo por experiência própria, as visitas subiram e MUITO depois que eu tirei o do blog.  Porque? Além de deixar o site MUITO mais pesado, o player acaba fazendo com que o seu leitor escute – sem querer – duas músicas ao mesmo tempo.     A Camila um exemplo, e eu nuca tinha pensado sobre: “Tem coisa melhor do que ler seus blogs favoritos quando o trabalho dá uma folguinha? Agora imagine voce, toda escondidinha no computador do escritório, quando de repente começa a bombar Lady Gaga feat Perla do nada?! kkkk Pelo amor de Deuzi né?”

Criar spam no twitter pedindo clicks.
E ó, não adianta colocar +1+2+3…

Vale lembrar que nem todo mundo tem vocação, paciência e tempo para cuidar de um blog. Eu por exemplo, trato tudo isso aqui como uma diversão, acho que é justamente por isso que recebo o reconhecimento (que eu tanto amo) de vocês. Fazer algo com amor sempre será mais bem feito que por obrigação!

Estou prometendo um post como esse praticamente desde que criei esse blog, resolvi criar vergonha na cara e finalmente escreve-lo. Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma…. Qualquer dúvida, (como sempre) é só comentar!