você está lendo 25 Dúvidas Frequentes Sobre Maquiagem


Quando você quer saber mais sobre algum assunto, sempre surge uma dúvida que fica na sua cabeça. Quando você quer aprender mais sobre maquiagem, as dúvidas tendem a serem maiores ainda. Inspirada pelas perguntas que vocês postam nos comentários e também pelas dúvidas que fazem minhas amigas me ligarem do nada, eu resolvi fazer este post. São apenas vinte e cinco questões, mas que explicam o que vocês sempre se perguntam. Quando surgir mais alguma, a dica é única: pergunte!

01 – Quando usar batom vermelho?
O batom vermelho é um coringa que todo mundo tem guardado. Eu digo guardado porque a maioria das mulheres não têm coragem de usar exatamente por não saber como nem quando. O batom vermelho fica perfeito para a balada, com aquele cabelo ondulado, bagunçado. Ele também se encaixa numa festa formal, com os cabelos presos. Também pode ser usado num casamento, com aquele penteado perfeito. Não acho legal usar batom vermelho sempre, afinal ele chama muito mais atenção se você usar uma vez ou outra. Além disso, se você usar em qualquer lugar, ele perde o glamour.
02 – Como eu acho a cor perfeita de pó compacto para minha pele?
Não tem jeito: testando várias. Eu mesma tive que usar várias marcas e numerações até encontrar a cor perfeita para minha pele. E não adianta seguir aquela dica do “passa um pouquinho do pó na sua mão para ver se é da mesma cor”, porque não funciona! A pele do rosto pode ser de tom diferente da pele da mão. A dica serve para o corretivo e a base também.
03 O que é Primer?
Primer é um produto que você passa antes de tudo no seu rosto – vem daí o nome – e ele tem o poder de minimizar marcas de expressão, poros e cicatrizes da pele. Realmente funciona! No Brasil, o Primer mais famoso é o da Avon: Magix.
04 – Onde eu passo iluminador?
Embaixo das sobrancelhas, no cantinho dos olhos, no ossinho do nariz e nas maçãs. Nunca faça tudo isso num make só!
05 – Quando eu uso lápis colorido? E rímel?
Tanto o lápis quanto o rímel colorido precisam de uma ocasião especial. É legal passar para ir à balada ou a festas. Combinar a cor do lápis com a cor da sombra é ótimo. Por exemplo, se você passar um duo Lavanda e Preto de sombra, passe um lápis roxo. Já com o rímel eu recomendo que você passe com uma cor de sombra clara, para destacá-lo.
06 – Como eu passo delineador sem borrar?
Impossível não borrar se você não tiver prática! O interessante é sempre testar. Mas não borrar nunca é impossível. Todo mundo borra o delineador… O diferencial é que, se você treinar e usar sempre, vai ter mais facilidade na hora de fazer o traço.
07 – O que eu faço quando a sombra cai sobre a pele já preparada?
Não tente tirar com as pontas dos dedos porque isso só borra mais. Pegue um pedaço de papel higiênico, envolva na ponta do indicador e “empurre” levemente para fora da pele. Se deixar borrão é só passar pó naquela área. Para não cometer esse erro, é interessante você apoiar papel higiênico embaixo dos olhos quando está maquiando eles. Assim, se cair qualquer resíduo de pó, cai sobre o papel.
08 – Como eu afino meu rosto e meu nariz?
Passando pó um tom mais escuro que o seu no osso maxilar inferior ou faça “bico” com a boca e passe o pó na parte da bochecha que afundar. Para afinar o nariz, passe uma linha de pó nos lados dele. Não passe demais!
09 – Eu tenho muitas espinhas, posso usar base e corretivo comum?
NÃO! Os produtos comuns são feitos à base de óleo. Então escolha algum produto que tenha pouco ou nenhuma porcentagem de óleo.
10 – Para que serve o lápis de olho branco?
Para abrir o olhar, se passado nos cantos dos olhos. Para aumentar os olhos, se passado do lado de dentro da parte de baixo dos olhos.
11 – A cor do meu cabelo determina o make que eu uso?
Na verdade o que mais determina o tipo de make que você vai usar é a cor da sua pele e não a dos cabelos.
12 – Make bronzeador funciona?
Funciona, mas você precisa saber o quanto passar. Se você é muito branquinha, precisa tomar bastante cuidado, afinal os makes bronzeadores são muito fortes e podem deixar uma mancha ao invés de um bronze.
13 – Como faço para deixar a sombra mais forte e fixa?
Molhando a pontinha do pincel na água. Você também pode passar algum creme fixador de maquiagem nos olhos. Já existem vários à venda. Também tem quem use a solução de água + glicerina líquida (uma medida de água para três de glicerina). Todas as três opções funcionam.
14 – Se tenho lábios grandes não posso usar gloss?
Claro que pode, mas eu recomendo que seja incolor. O gloss serve exatamente para aumentar os lábios. Portanto gloss com brilho, cor forte, glitter e afins não é recomendável para quem JÁ tem os lábios volumosos.
15 – Quais pincéis eu devo ter?
Os básicos são: pincel de sombra grande, dois pinceis de espuma pequeno (um para cores fortes e outro para cores claras), pincel de blush, pincel de pó e um pincel de boca.
16 – Todo mundo pode usar batom rosa?
Óbvio! O batom rosa foi feito para toda mulher se sentir mais feminina. Não importa se você é branquinha, negra, se tem sardas, se é loira, se tem olhos castanhos, azuis, se é ruiva, morena… O batom rosa transforma toda mulher e, assim como o batom vermelho, foi feito para todas nós! E o que deixa o batom rosa um ponto à frente do vermelho é que ele tem tom para todos os momentos, lugares e ocasiões. Desde o rosa bem clarinho até o pink mais escandaloso: você pode usar sempre e onde quiser. Portanto, tenha um batom rosa… Ou melhor, tenha vários!
17 – Posso usar make para ir à escola?
Pode, mas sem exageros. Nada de batons fortes e sombras coloridas, escuras e brilhantes. O básico é o pó, o blush, um gloss clarinho, o rímel, o lápis preto ou, se preferir, um risco de delineador.
18 – Como salvo um make depois de horas num show ou balada?
Provavelmente seu make deve estar oleoso e borrado depois de horas dançando ou pulando. A solução e passar mais pó para disfarçar a oleosidade. Retoque o lápis e a sombra, passe mais delineador. E, quando chegar em casa, vá correndo lavar a pele. Ela com certeza estará precisando respirar.
19 – Qual é o erro imperdoável da maquiagem?
Acho que deixar os olhos e a boca com cores fortes ao mesmo tempo é um erro imperdoável. Mas depende da opinião de cada um achar o que é ou não errado ou imperdoável. Todo mundo erra uma vez ou outra, borra alguma coisa… É normal. O importante é você estar sempre testando novas cores, produtos, etc.
20 – Como aprendo a me maquiar melhor?
Maquiando sempre! Essa é a única solução! Leia dicas nas revistas, veja videos no Youtube, pergunte para as amigas, mande perguntas para cá… Procure sempre melhorar!
21 – É melhor base líquida ou em bastão?
Eu te faço duas perguntas: Qual fica mais uniforme na sua pele? Qual você acha mais fácil de passar? É só responder que você mesma vai saber o que é melhor para você.
22 – Qual é a diferença entre o rímel de dá volume e o que alonga os cílios? Tem diferença?
Dependendo da marca, tem uma grande diferença… As marcas pioneiras no mercado da maquiagem traz, além das melhores makes, os melhores rímeis. Mas eu vou te contar um segredo! O que torna seus cílios mais volumosos ou mais longos é a forma como você passa o rímel! Eu fico muito tempo passando o aplicador do rímel nos cílios. Muito tempo mesmo! Mas também se o rímel tiver um aplicador com cerdas moles, é complicado de obter resultado. É legal que você use o curvex antes de passar o produto também.
23 – Como faz para tirar o rímel?
Só com removedor de maquiagem para olhos ou demaquilante. É impossível tirar com água e sabão apenas. Aliás, é impossível tirar qualquer maquiagem com água e sabão, sabia? Você PRECISA ter demaquilante!
24 – Como disfarço milhas olheiras?
Primeiro passe bastante corretivo nelas. Depois passe a base dando batidinhas com as pontas dos dedos. Finalize com seu pó e as suas olheiras terão sumido! Se você usar um make escuro, elas ficam bem mais disfarçadas, afinal as atenções se voltam para seus olhos.
25 – Como você aprendeu a se maquiar?
To aprendendo ainda… Aprendendo sempre! Eu gosto de make desde pequenininha, então isso sempre me estimulou a procurar lugares que falassem sobre o assunto. Quando descobri o Youtube foi um passo decisivo, afinal lá tem milhares de videos tutoriais sobre maquiagem. Eu aconselho que você procure por lá. Também existem vários sites (como o Depois dos Quinze!) que falam sobre maquiagem.

Espero ter ajudado e, se não solucionei suas dúvidas, pergunte nos comentários que eu responderei! Na próxima semana eu pretendo trazer um tutorial em video que vocês sugerirem. Então mandem suas sugestões de maquiagem, certo? Tenham uma boa semana!
ndem suas sugestões de maquiagem, certo? Tenham uma boa semana!