Intercâmbio

17 de setembro de 2010
você está lendo Intercâmbio

Toda adolescente sonha em passar um tempo longe de tudo e todos,  seja para esquecer alguém, ampliar a maneira de ver o mundo ou simplesmente conhecer pessoas novas.  O intercâmbio é atualmente a melhor alternativa para quem deseja se aventurar mundo a fora!

Intercâmbio Cultural nada mais é do que a realização de uma viagem ao exterior por um viajante estudante com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. O estudante, conhecido por Intercambsta, geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela. Existem vários tipos de Intercâmbio Cultural, específicos para cada tipo de Intercambista.

Hoje em dia a maioria das profissões exigem duas ou três línguas fluentes, conviver com o idioma no dia-a-dia é maneira mais fácil de aprendê-lo. Sem contar que, intercâmbio cultural no currículo profissional é atualmente uma enorme vantagem no mercado de trabalho desde jovens no ensino básico até experientes executivos, existindo cursos e programas específicos para cada um deles.

Convidei duas leitoras do blog que já fizeram intercâmbio para compartilharem a experiência com vocês:

@_rainbowness Eu fiz um intercâmbio de três semanas em Cambridge , na Inglaterra . Fiquei em uma residência estudantil , aonde mais ou menos 10 estudantes se dividem em quartos duplos . Todos os dias de manhã nós nos encontrávamos em um parque , e faziamos atividades diferentes . Compras , quizzes , cinema , e até de barco nós andamos ! De tarde era hora da escola , as salas eram divididas por nível de inglês , e misturavam pessoas de vários países ! Muito legal estudar com italianos , gregos , franceses … Nos fins de semana , nós iamos de trem para Londres ! É uma delícia , mas exige muita responsabilidade , para controlar o dinheiro , o horário … É uma experiência única , uma viagem que você não quer voltar nunca! Recomendo Muito!

@LaysaCrisley Estudar no exterior pra mim foi aprender em pouquíssimo tempo, o conhecimento, as idéias que eu poderia demorar anos pra adquirir. Na argentina, fiquei numa República. Foi ótimo fazer amizades, no início o “idioma” que dominou a casa foi o inglês. Existiam muitos alemãs, japoneses, americanos por ali. Uma das minhas melhores amigas, atualmente, é italiana e conheci ela nesse intercâmbio. Optei por Argentina, por ser perto do Brasil e por estar estudando espanhol no Brasil, depois fiz intercâmbio na Italia ( totalmente diferente) optei por ficar em casa de familia, justamente pq eu não queria ficar na “farra” que era a república. Fiz cursos do idioma em Firenze e depois um curso na minha área no sul da Itália. Não foi nada barato essas experiências. A época, nao era tão difundido assim. E me lembra, que quando eu disse a um amigo espanhol, o quanto estava pagando por um quarto naquela república, ele me disse que com aquele preço eu pagaria um aluguel em um bom apto. Além do mais, ficar na casa de alguém da família no exterior, significa muito mais que se hospedar. Você possui mais chances de conhecer os costumes alimentares, lazer, hábitos de vida. Sem falar da fotografia, pra quem gosta mesmo, os lugares lindos que tem no exterior, inspiração, novos climas, isso tudo érealmente muito bom.

@MariTrigo Fazer intercâmbio foi uma das melhores coisas que já fiz! Larguei um freela fixo, peguei todo o meu dinheiro e resolvi ir passar um mês em Nova York! A experiência que o intercâmbio propõe é inesquecível: estudava pela manhã – optei pelo curso de inglês, para pegar mais influência -, morei numa república, e passava o resto do dia conhecendo NY! Sem contar que você tem a experiência de viver como uma Nova-Iorquinha: ia no mercado, assisti jogo de basquete e de baseball, assisti um musical na Broadway, andei de ônibus e metrô…Além disso, aproveitei e fui conhecer Washington e Philadelphia. Mas o melhor são os amigos que fazemos, pessoas de todos os lugares do mundo, vivendo uma nova experiência, sozinhos e se divertindo, são amigos que tenho até hoje, graças a internet! É simplesmente algo único e difícil de explicar, recomendo à todo mundo fazer um intercâmbio. Gostei tanto, que estou partindo para o segundo, dessa vez serão duas semanas em Buenos Aires

Gostou da ideia? Quer fazer o mesmo que elas? Então anota aí!

Nos próximos dias a CI estará com um espaço em shoppings de cinco cidades do Brasil orientando sobre como funciona cada modalidade de intercâmbio em diferentes países de destino.  Além disso, irá oferecer pacotes promocionais especiais para os interessados que forem ao evento. O evento é gratuito.

(17/18/09) São Paulo; será no shopping Eldorado nos dias 17 e 18 de setembro e terá palestras sobre ótimas oportunidades de Pós Graduação no exterior, intercâmbio nos EUA, Inglaterra, Africa do Sul, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
(17/18/09). Ribeirão Preto; será no Ribeirão Shopping nos dias 17 e 18 de setembro. O evento terá focos em Universidades nos EUA e Canadá, Colegial e High School no exterior e programas de Au Pair em diferentes países.

Para consultar a programação de outras cidades, há uma sessão do site com informações detalhadas.

A CI enviou dois kits (incríveis) para sortear para as minhas leitoras queridas:

** Como todos os sorteios do blog até então foram feitos pelo twitter (muita gente que não tem conta no site relcamou!)  resolvi mudar dessa vez.  Cada kit será sorteado de uma maneira:

Para participar pelo blog basta deixar um comentário nesse post com:

O seu nome completo.
Email para Contato.

REGRAS:
A pessoa deve ser seguidora do blog (barra lateral da página).
Morar em território brasileiro.

Para participar pelo twitter basta twittar ou dar Rt na Seguinta frase:

Quero o kit CI que a @depoisdosquinze ta sorteando. Leia as regras, dê RT e concorra também http://migre.me/1k4ab

REGRAS:
A pessoa deve ser seguidora do blog (barra lateral da página).
Morar em território brasileiro.
Ser seguidora no twitter.com/depoisdosquinze

O sorteio (no blog e no twitter) vai rolar até Sexta feira que vem!
Participem e Boa Viagem!