Quem quer uma Dr. Martens?

07 de setembro de 2010
você está lendo Quem quer uma Dr. Martens?

Dr. Martens, Doc Martens, Docs, DMS, tanto faz. O fato é que as botas e sapatos da marca inglesa criada na Alemanha são must-have! Mas você sabe de onde saíram essas belezas que viraram febre entre os jovens? Não? Eu conto!

Tudo começou quando Klaus Märtens, médico do exército alemão na Segunda Guerra Mundial, machucou o tornozelo enquanto esquiava. A partir daí, ele atentou para o fato de que as botas militares eram um tanto quanto desconfortáveis. Nos seus dias de repouso, ele acabou projetando melhoras pro calçado: como o couro macio, e solas por amortecimento aerado. A guerra terminou, alguns alemães saquearam suas próprias cidades. Martens? Tratou de pegar couro da loja de um sapateiro e com ele fez um par de botas, com solas amortecidas, eis aí o nascimento de um dos calçados mais clássicos da história!

Entretanto, na época, Martens não conseguira todo esse sucesso em vendas, foi quando encontrou um velho amigo da faculdade, Dr. Herbert Funck. Nascia aí uma parceria que proporcionou melhoras consideráveis nas Docs, que inicialmente, eram sucesso entre as donas de casa. O calçado também era bastante usado pela classe operária, dado o conforto que proporcionava.

Chegamos então aos anos 60. E o que há demais nisso? Os adolescentes “rebeldes” ingleses acabaram se apropriando das botas Dr. Martens. Nos anos 70, os jovens de ambos os sexos que frequentavam discotecas, os punks de todo o mundo foram conquistados pela atitude, pela ousadia e originalidade das botas. Além disso, Skinheads e grungers foram adeptos do uso das docs.

E como comportamento, música e história caminham junto à moda, o resultado não poderia ser diferente: As docs inspiraram inúmeras versões diferentes, mas sempre baseadas no seu modelo original. Alguns dos principais estilistas de todo o mundo refizeram versões elegantes e sofisticadas, como Charles Jourdan em 1996 e Kenzo, no mesmo ano.

Nesse ano as Docs completaram 50 anos, em comemoração a isso foram reproduzidos os modelos classicos do calçado, mas em edição super limitada, consequentemente concorridíssima. Além do modelo original, existem os modelos ultra-fashionistas, que aparecem em xadrez, florais, estampas étnicas, e em cores vibrantes.

Quer saber mais sobre as Docs? Basta acessar o site: www.drmartens.com