Team Analógica

02 de setembro de 2010
você está lendo Team Analógica

Hoje  nós vamos voltar um pouco no tempo pra falar de um assunto que talvez você não se interesse muito ou ache uma grande besteira: a fotografia analógica. Talvez pouca gente sabe, mas a maioria dos efeitos que você ama e vê todo dia no weheartit têm inspiração na fotografia analógica. Aquele vintage e retrô por exemplo, muita gente adora, e ele está incluído nessa inspiração, mas esse assunto vai muito além de apenas uma action assim.
Quando a era da fotografia digital chegou, o principal argumento utilizado pelos vendedores era “Com a câmera digital você nunca mais vai precisar gastar dinheiro com revelação!” ou então “Você consegue ver as fotos na hora!”. Ok, apesar do primeiro argumento ser em parte errado (muita gente não deixa as fotos só no computador), a câmera digital tem sim essas vantagens, mas a fotografia analógica se diferencia por isso mesmo: existe uma expectativa pra descobrir o resultado, faz da hora de fotografar, uma hora sagrada, onde nada pode dar errado na sua foto. É mais concentração, mais empenho, final mais feliz. Gastar pra comprar filme e revelar? Faz parte. Se você realmente se interessa, vai valer a pena cada centavo.

Sobre as características que deixam os fotógrafos loucos pra fotografar assim: as fotos geralmente saem com cores mais suaves e menos destacadas, as partes escuras na foto não ficam com tanto contraste, ou então ficam com cores mais esverdeadas ou arroxeadas. E pequenos erros na hora da revelação ou alguns defeitinhos no filme dão características únicas a esse tipo de foto, como aquela berada que parece estar queimada (1), feixes de luz vermelha, ou amarela (2), e o ruído, aqueles pontinhos, que eu particularmente amo muito (3).


Aqui em casa, particularmente, a gente usava filme até 2008, depois acabamos abandonando. Já até postei algumas fotos antigas no flickr, mas as minhas nem se comparam a outras que a gente vê por aí! Quase todo mundo já teve uma câmera analógica, agora é a hora de tirar do fundo do armário, e dar a ela uma utilidade novamente.


Se você achou interessante e quer correr pra procurar fotos assim no flickr ou weheartit, use tags em inglês como: film, analog, 35mm (lente dessas câmeras). Se não achar muita coisa, já tem um Passeando pelo Flickr pra ser feito, e eu vou colocar alguns cheeeios de exemplos. E em algum post mais adiante eu prometo voltar a esse assunto com uma surpresa que eu e Br estamos combinando. Vou deixar você na curiosidade, não desgrudem dessa tag!