Maquiagem e Você

21 de agosto de 2010
você está lendo Maquiagem e Você

Quando eu era pequena e passava perto de uma perfumaria, ficava encantada com aquelas maquiagens. Era tanta coisa que eu nem sabia para que cada uma servia. Eu era daquelas crianças que roubavam os estojos de maquiagem da mãe para maquiar as bonecas. Acho que toda menina quando é pequena sonha em sentir o glamour da Barbie com aquele batom rosinha, aqueles cílios perfeitamente desenhados, as bochechas rosadas. E, quando você cresce, começa a comprar mil produtos de maquiagem, às vezes só pelo prazer de ter tudo aquilo.

Maquiagem é linguagem universal entre as garotas. Quem não tem um gloss na bolsa? Tem aquelas que não deixam de carregar o lápis preto e o rímel. Claro que, as mais prevenidas levam o pó compacto e o blush também. Já as viciadas levam um estojo bem grande: cheio de sombras e pincéis, corretivos e bases. A Alice tem 16 anos e usa make desde os 5! “Acho que maquiagem é mais do que colorir o rosto. Maquiagem mostra o que você esta sentindo. É uma transformação de fora pra dentro”. Não é só ela quem acha isso. Pesquisas apontam que uma garota maquiada tem sua auto-estima elevada lá em cima. E quer saber mais? Existe um projeto super legal chamado Look Good… Feel Better que tem como iniciativa levantar os ânimos de mulheres que estão passando por tratamento de câncer. Voluntários as maquiam para se sentirem melhores e, claro, mais saudáveis! O projeto está em mais de dez países e conta com a ajuda de 14 mil voluntários, atendendo a cerca de 50 mil mulheres com a doença por ano.

Ver as famosas na TV, nas revistas adolescentes, nos clipes, nos tapetes vermelhos. Ver personagens em seriados, filmes. Tudo é canalizado em inspiração na frente do espelho. A arte de se maquiar encanta qualquer menina, até mesmo aquelas que nem usam muita maquiagem. Nossas leitoras elegeram algumas famosas que servem de inspiração na hora da maquiagem e eu selecionei os makes mais lindos delas.

Anahí, Taylor Momsen, Audrey Kitching e Miley Cyrus têm algo em comum: elas adoram marcar os olhos! O lápis preto ou a sombra preta esfumada sempre reinam nos looks mais bonitos delas. Anahí, Audrey e Miley também sempre optam pelos postiços para deixar o olhar mais poderoso… E conseguem! O batom nude da Taylor não deixa que o visual se sobrecarregue. Já quando o assunto é make colorido, é só procurar pela Hayley. A personalidade forte dela não fica apenas na cor dos cabelos. Ela sempre usa sombras coloridas e nunca abre mão do risco de gatinho com o delineador. Para completar, vem sempre o batom rosa ou vermelho. A Aguilera também sabe deixar o olhar lindo com as sombras coloridas que usa. Os looks dela são sempre mais clássicos, mas sempre com um toque moderno. A Paris e a Katy aparecem sempre com sombras claras esfumadas com aquele toque especial de sombra preta. O blush e o gloss rosinha fecham o visual perfeitamente.

Por mais que você não seja aquela viciada em maquiagem, sempre usa algum produto para disfarçar imperfeições ou realçar sua beleza. A Raquel, 17 anos, contou que não gasta muito com maquiagem porque prefere o que é mais básico. “Não estou acostumada a usar maquiagem. Não posso gastar dinheiro à toa para comprar um monte de maquiagem, mas eu queria aprender a usar de maneira correta, sem excessos.” Ouvindo o que ela disse, eu resolvi fazer uma listinha de coisas básicas que você precisa ter por perto.

· Corretivo, base e pó para a preparação da sua pele.

· Lápis preto, rímel e blush que são os produtos mais usados.

· Gloss de cor clara e batom rosa bebê.

· Paleta de sombras que tenha preto, azul, amarelo claro e violeta, por exemplo.

· Demaquilante.

Simples e barato! É isso que você precisa para ficar linda sempre (com ou sem excessos). Mas é claro que toda garota que sabe se maquiar bem precisa saber de uma coisa mais importante ainda: saber tirar a maquiagem. Conversando com nossas leitoras, descobri que a maioria delas faz o processo errado. O que pode trazer danos sérios para você no futuro! Você não quer viver de botox e cirurgias plásticas daqui alguns anos, eu tenho certeza. Por isso, é necessário retirar toda maquiagem da pele.

É bem fácil e rápido de tirar o make do rosto e dos olhos, mas o processo não se resume em água + sabão. Algumas marcas de maquiagem têm em sua linha de produtos demaquilantes e removedores de maquiagem dos olhos. Primeiramente, use o removedor para limpar bem seus olhos. Eu passo umas três vezes em cada olho. Pode parecer exagero e é, mas sempre ficam resíduos de make nas raízes dos cílios. Depois disso, passe o demaquilante em todo rosto se certificando de que a maquiagem está saindo no algodão. Repita o processo duas vezes, até que não saia mais nada no algodão. Só depois disso é hora de lavar bem o rosto com água e sabão de sua preferência. Algumas pessoas ainda passam loção Adstringente para deixar a pele bem sequinha.

Dica 1: Se você usa produtos antiacne, você NÃO pode utilizar removedores, demaquilantes e adstringentes à base de álcool. Isso queima a pele, mancha e a deixa descascando. Melhor procurar seu dermatologista para que ele te indique o melhor.
Dica 2: Tenha sempre à mão filtro solar. É, ele mesmo! Não é só para usar quando você vai à praia. O filtro protege sua pele, principalmente se você está acostumada a exagerar no make ou a usar todos os dias.

É ótimo poder se maquiar, se sentir mais bonita e mais feliz. Mas o mais importante mesmo é se proteger e cuidar do bem-estar e da saúde da sua pele, pois a gente sabe que a beleza que realmente importa é aquela que vive dentro de você!

Você tem alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!