Boneca de gente grande

19 de agosto de 2010
você está lendo Boneca de gente grande


Durante a sua infância você provavelmente teve dezenas de bonecas, mas em algum dia, por algum motivo você acabou deixanto todas elas lá em cima do guarda-roupa, certo? Para algumas garotas, errado. Virou mania entre mulheres adultas – muitas delas casadas, com emprego e filhos não seguir essa linha de raciocinio de abandonas as bonecas. O “vício” que por alguns é considerado moda passageira, tem se espalhado pela internet e conquistado cada vez mais adeptos e dispostos a pagar de R$100,00 a R$1.000por um “brinquedinho” fashion também conhecido chamado de “filhas de plástico”.

Brincadeiras a parte, o que elas realmente querem é colecionar, se inspirar e se divertir fazendo tudo isso ao mesmo tempo. O que é incrívelmente possível, já que além de serem um objeto de design, uma fonte de criatividade e até mesmo  companhia, as bonecas podem se transformar no que você bem entender. Isso porque, elas são totalmente customizáveis.  Então, a filha é sua e você escolhe como ela deve ser: Malvadas, sapeca, doce, rockeira, meiga, irônica, criança ou diva.

A história das Blythe’s: Projetada em 1972 pela Marvin Glass and Associates, a Blythe seguia um conceito muito ligado à arte contemporânea, influenciada pela Big-Eye Art de Margaret Keane. O projeto foi muito arrojado e avançado para época, o que resultou num total fracasso de vendas. Muitos anos depois, Gina Garan (fotógrafa do cenário da moda), trouxe à cena a boneca no livro intitulado “This is Blythe”. Pronto: o novo século é da Blythe.

As primas orientais: (Pullip’s) Embora sejam super parecidas com as Blythe’s, as Pullip’s tem algumas diferenças bem visíveis: A Cabeça é  menor, elas tem Sombracelha  e um olho mais puxadinho. Ela foi criada pela companhia coreana Cheonsang Cheonha e introduzido no mercado pela Jun Planning do Japão. Os corpos das Pullips é altamente articulado e pode ser personalizado. Têm aproximadamente 30cm de altura com cabeças desproporcionados ao corpo, e são originalmente maiores do que os corpos das Barbies e Susys.

Bonecas realistas: As Ball-jointed dolls (BJDs)  são bonecas (ou bonecos) com proporções super reais (sem cabeção como as duas aí de cima) que possuem características dessas do costume asiático e um quê de desenhos e animes.  Embora lembrem aquelas antigas bonecas de gesso, elas são totalmente customizáveis com cabelo, mão, pé, olhos e cabeça removíveis, são milhões de variações possíveis, e ainda contam com uma diversidade de roupas, sapatos, jóias e acessórios para transformar sua doll em algo único e exclusivo. Isso porque eu ainda não comentei da articulação, que funciona através de pequenas esferas, o que possibilita a realização todos os tipos de movimentações. Incrível né?

Sabe o que eu acho mais divertido? Encontrar bonecas parecidas com conhecidos.

A @karolpinheiro e a @JoyceMuniz.

A @marimoon e a @kittykills.

A @lunarubies e a @jackaguiar

Onde comprar?
Blythe: Lojinhas virtuais como a Dasbly, da dona do site brasilieiro das bonecas.
BJDs: Os dois melhores sites são Luts e o Drem of Doll .
Pullip’s: A loja Pullip Style tem várias lindas! (A Lia já comprou e indicou!).
Sinceramente? Eu não tenho coragem (e nem $$$) para dar $500,00 em uma dessas bonequinhas, mas, se super tenho vontade de (ganhar… alguém? alguém?) possuir. É o meu novo sonho de consumo! Agora quero saber a opinião de vocês, comprariam ou não?!