você está lendo Produção de um Editorial de Moda

Você! É, você mesma que não pode ver uma revista de moda que já sai folheando tudo até chegar nas “iluminadas” páginas dos editoriais, sim você, já parou pra pensar como toda aquela riqueza é montada? Não?! Pois vamos descobrir? Para quem vive e faz moda, o editorial é um dos mais poderosos instrumentos de venda. O objetivo dele? Aplicar conceitos, comportamentos e atitudes por meio de ensaios fotográficos, com imagens fortes e marcantes, que ficarão registradas na sua memória por um longo tempo.

Produzir um editorial não é brincadeira, isso exige competência, agilidade e toda uma equipe, que junta, fará tudo funcionar perfeitamente.
Primeiro passo, o que eu quero mostrar no meu editorial? Em que tendência eu irei focar? É a partir dessa pergunta de partida que a equipe monta o briefing e vai a campo.

O produtor irá pesquisar e definir a locação, ou seja, onde o editorial será realizado, e isso será definido de acordo com o tema do mesmo; conseguir autorizações (dependendo das locações, isso será necessário), e irá escalar o resto da equipe; formada pelo stylist, beauty artist, fotógrafo e assistentes.

Você deve estar se perguntando: e na prática? Como fica toda essa “lenga-lenga”? Está mais que certa em perguntar isso, porque é na prática que você aprende como tudo acontece.

Peguei um editorial que fiz, pra mostrar o passo-a-passo, vamos lá?

O tema do editorial era “Primeira-dama”, tendência ladylike (super em alta, traz vestidos inspirados nos anos 40, cintura marcada, saias justas), os looks  monocromáticos (em uma cor só) e a inspiração totalmente focada em divas como Carla Bruni, Michelle Obama, Jackie Onassis.

O cabelo teve vários formatos, desde o cacheado ao penteado mais clássico, em cada foto, ele foi modificado, o make-up também, já que os lábios deveriam acompanhar cada cor usada no look (foram usados roxos, vermelhos, laranjas, amarelos, dentre outros).


Araras repletas de roupas PERFEITAS, mesas cobertas de acessórios (dourados, pérolas imperaram na produção), o editorial começa… Agora é só incorporar o personagem e as fotos vão saindo naturalmente. O resultado? Você confere aqui:

Ficha Técnica:

Revista Ambientes Moda Ceará

Editorial Primeira-Dama

Fotografia: Gentil Barreira

Produção de Moda: Milena Miranda e Clarissa Machado

Stylist: Milena Miranda e Clarissa Machado

Make-up: Assis Brito

Hair: Paulinho

Modelo: Joicy Muniz