você está lendo Polêmica: Manipulação de Imagens

Quem nunca viu uma foto cheeia de photoshop e criticou até cansar? Ok, fotos muito manipuladas podem sair artificiais e falsas, mas nem sempre a edição deve ser condenada. Quando criaram os programas de edição de imagens, nosso photoshop lindo e outros, se preocuparam em colocar ferramentas pra correção de tons da imagem e também algumas pra tirar aquela manchinha, aquela espinha. Sem nenhum manual de como usar, ficou à nossa escolha decidir se usaríamos muito ou pouco essas ferramentas. Aí é que entra a polêmica. Quem usa muito photoshop pra ‘se deixar bonito’ deve ser condenado? Se eu usar photoshop eu vou ser considerado(a) artificial e falso? A resposta: depende.
Sabe aquele dia que você acorda com aquela espinha enorme e nojenta na ponta do nariz? E justo no dia que você queria tirar umas fotos legais, que droga! O photoshop ‘saudável’ entra aí: você não tem essa espinha todos os dias, ela vai ficar aí te atormentando só por um tempo, e isso te dá todo o direito de corrigí-la no photoshop! Se você é magra e por causa de uma roupa, ficou parecendo mais cheinha, é outra situação que você pode sim mexer na foto pra ficar do jeito que você realmente é.

Agora o photoshop ‘carregado’ é a coisa mais fácil de ver, muitas fotos das celebridades pras capas de revistas são muito, muito retocadas, principalmente se estiver aparecendo uma perninha aqui, uma barriguinha ali. Não é pra generalizar porque nem todas essas fotos recebem esses retoques exagerados, mas quando recebem, é fácil identificar.

Então se você retoca suas fotos no photoshop de uma forma legal, sem exageros, sem se mudar radicalmente, não se culpe porque você não está fazendo nada de errado e nem deixando de ser você. O importante é estar bem com você mesma(o) no dia-a-dia, as fotos são só detalhes e não chegam a um milésimo de quem é você.