Pin up’s Party

15 de julho de 2010
você está lendo Pin up’s Party

Marinheiras, cowgirls, donas de casa, ou simplesmente “garotinhas inocentes”… Marilyn Monroe, Bettie Page, Betty Grable, Dita Von Teese, Kate Perry. Já sabem do que estou falando? Sim, são elas:  as Pin Up’s!

As pin ups surgiram nos Estados Unidos numa época onde o nu, ou a sensualidade ainda eram um grande tabu. O termo “pin up” tem origem na palavra “pendurar”. Mas como assim? “Pendurar” o quê?

Bom, acontece que desde 1890 fotografias de atrizes de teatro, dançarinas, estrelas, eram recortadas e penduradas como pôsteres. Porém o termo em si começou realmente a ser utilizado nos anos 40, quando várias atrizes passaram a estar penduradas nas paredes, armários, guarda-roupas, mexendo com o imaginário dos homens.

Na Segunda Guerra Mundial, elas eram chamadas carinhosamente de “arma secreta”, já que eram usadas para acalmar os anseios dos soldados nas frentes de batalhas. Para satisfazer a solidão, os soldados estampavam no papel o modelo ideal de mulher: seios fartos, cintura fina, e uma certa sensualidade sem vulgaridade, “ser sexy sem perder a inocência de menina”.

No seu livro sobre a Segunda Guerra Mundial, “O Inverno da Guerra”, Joel Silveira descreve uma cena bastante peculiar onde os pracinhas (assim eram chamados os soldados) tinham que enfrentar armadilhas feitas pelo adversário. As armadilhas? Várias fotos de Pin up’s eram jogadas no campo de guerra para que os soldados fossem atraídos pelas mulheres e caíssem na “terra do inimigo.”

Anos depois de todos esses episódios, aqui estamos folheando editoriais que nos ditam as novas tendências, repletos de referências Pin Up! Sim, elas estão em alta! Meninas, peguem suas saias de cintura alta, roupas estilo navy, vestidos, tiaras de bolinha, meias 3 /4, sapatinhos e montem seus looks!

A última V Magazine trouxe editorial clicado por Frank de Blase, com o conceito do qual falamos:

A Vogue Russia do mês passado, não fez diferente, veja a seguir fotos do editorial “Gourmet”:

Há alguns meses atrás, essa que vos fala também fez um editorial do referido tema, então… Vamos aos detalhes da produção?

Maquiagem: Feita a pele, as maçãs do rosto devem ser levemente destacadas, mas atenção, não exagere porque as pin up’s têm o rosto super branquinho, a intenção do blush é só dar uma visível “rosadinha”. A boca deve ser delineada com lápis, e o batom usado é o vermelho. Os olhos devem ficar em evidência. O beauty artist Patrick Pontes, que fez o make no editorial que participei fez isso e ainda deu destaque nos olhos, já que as pin up’s têm um olhar bem marcante, e isso pode ser feito com máscara alongadora de cílios, ou cílios postiços.

Cabelo: Com chapinha, nunca! Pin up’s usam cabelos com cachos enormes, completam a produção com algum acessório de cabelo, ou ainda podem usar um coque combinado ao acessório.

Acessórios: Tiaras de bolinhas, óculos “Lolita”, lacinhos , cintos completam a produção.

Looks: Saias ou shorts de cintura alta,vestidos rodados, lingerie, cinta-liga, corset,  estampas florais, de bolinhas, com motivos “inocentes”, tecidos fluidos também são bem-vindos. Complete o look com saltos altíssimos e…Voilà! Confira algumas fotos do editorial:

Mulheres comportadas, raramente fazem historia”

Marilyn Monroe

Editorial Pin Up’s Party

Fotografia: Priscila Lima

Assistente de Fotografia e iluminação: Patrícia Mendes

Making Of: Patrícia Mendes

Produção e Styling: Priscila Feitosa

Beauty: Patrick Pontes

Modelos: Joicy Muniz e Raíssa Lima