você está lendo Parte II: Seu estilo de fotografar

Seguindo a série especial de posts com o tema”Seu Estilo de Fotografar“, falaremos hoje sobre o tipo de fotografia que com certeza você já viu por aí na rete: O estilo fake. As características marcantes desse estilo são: Sorrisos, caretas, biquinhos, céu azul, grama verde, fotos clareadas, com efeitos saturados (coloridos) e alguns efeitos retrôs (amarelados, azulados nas partes escuras da foto)… Tudo muito FAKE!  Quem viveu na “fakelândia” por volta de 2007, deve lembrar da Mariana Radigonda. Uma garota que acabou ficando conhecida no Flogão graças aos seus milhares de fakes no orkut.  Na época, as pessoas criticavam o efeito fake que ela usava na maioria de suas fotos.

O flickr Pink Sherbet é perfeito para quem quer se inspirar e abusar desse estilo na hora de fotografar, lá você encontra  mais de 2000 fotos, dá até pra cansar de ver, são muitas idéias bacanas! Escolhi algumas para ilustrar:

Ok, você tirou suas fotos lindas, alegres e extrovertidas? Então vamos completar a missão e editar as fotos! Se você gosta de fazer os efeitos na hora, aqui vai o que você precisa fazer pra conseguir aqueles tons. Primeiro de tudo, aumente aquela linha das Curvas (Imagem > Ajustes > Curvas) para deixar a foto mais clara. Depois, vá em Imagem > Ajustes > Brilho/Contraste e deixe a foto com mais contraste, e agora, escolha o modo Azul nas Curvas novamente, e deixe mais ou menos assim para conseguir aquele efeito retrô. Como praticidade é tudo, pra quê ter o trabalho de fazer os efeitos na hora? Separei três actions pra você aplicar nas suas novas fotos, é só baixar e (aprenda como instalar actions no último post da Br, aqui) dar play!