Enem

29 de junho de 2010
você está lendo Enem

Em fim de bimestre e quase férias, o assunto que menos nos interessa sem dúvida alguma são elas, as tão temidas provas. Quase todo mundo nesse exato momento está se matando de estudar, e com provas e mais provas marcadas para até o fim do mês (ou no meu caso meio do próximo). A pergunta é, vale a pena se inscrever em mais uma? Saiba mais sobre o assunto que é ou pelo menos deveria ser do interesse de todos os jovens estudantes brasileiros.

O que é Enem?
Criado na década de 90,  o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como  objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, ou seja, terceiro ano. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por até 50 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

Como eu faço para me inscrever?
A inscrição é feita pela internet, nesse site.  A taxa de inscrição é de R$ 35. Os estudantes de escola pública que estão cursando a última série do Ensino Médio não pagam. Os egressos (alunos que já concluíram) podem pedir isenção da taxa. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, as provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá início às 13 horas, com encerramento às 17h30 (sábado) e às 18h30 (domingo). ATENÇÃO: Em todas as outras edições do Enem, não era obrigatório o cpf para a inscrição. Esse ano é! Se você ainda não tem, corra já até uma agência dos correios ou da Receita Federal e providêncie o seu.  Repito: Sem CPF, atualmente, você não faz Enem.

Embora eu ainda esteja cursando o segundo ano integrado no CEFET-MG, me inscrevi e farei a prova no fim do ano junto com o pessoal que se forma essa ano. Conversando com alguns professores, percebi que os 35,00 reais pagos na hora da inscrição não são nada perto de experiência que ganhamos ao fazer a prova.  Aprender a controlar o nervosismo e o tempo, é quase uma certeza de bom resultado.

Claro não adianta ter todo o tempo do mundo, sem o conhecimento básico das matérias. Aproveite o tédio das férias, e separe pelo menos uma hora por dia para revisar matérias de anos passados. Quer uma dica? Peque todas as provas que você encontrar naquela gaveta de materiais (que você não abre desde o começo do ano) e as refaça. Relembre as questões que você não souber. Pelo que vi em provas passadas, o enem é conhecimento geral. Assuntos polêmicos costumam a virar questões. Abra o jornal, entre em sites de notícia por mais que isso pareça besteira agora, ajuda muito depois.

Para rir: Depois da prova do Enem, vazam sempre na internet as “Pérolas”. Ou seja, as respostas mais sem noção e idiotas respondidas na prova. No site NossaSaoPaulo você confere, algumas das melhores e mais engraçadas pérolas.

Atenção: As inscrições para o Enem 2010 vão de 21 de junho a 9 de julho E as provas rolam só no fim do ano, nos dias 6 e 7 de novembro.