Entrevista: Aline Vieira

12 de junho de 2010
você está lendo Entrevista: Aline Vieira

A tag “entrevista” dessa semana é especial. Isso porque, a entrevistada é uma pessoa que admiro muito e que me inspirou na  criação do  “depois dos quinze” a quase um ano.  Aline Vieira (perceberam que nós temos o mesmo sobrenome né? há) é uma  jornalista e blogueira paulistana, de muita personalidade que acabou de desembarcar de terras californianas. Bem vinda de volta Alineee!  

01. Qual é o seu livro de cabeceira?
Windows on the World, de Frederic Beigbeder.

02. Conta para gente, cinco coisas que você quer muito.
O DVD de “Remember Me”, um livro chamado “Last Night at Chateau Marmount”, da Lauren Weisberger, um Wii, um set de guitarra, bateria e microfone pro Rockband, e um cruzeiro de carnaval pela costa brasileira com os meus amigos.

03. Quais são seus três sites prediletos?
Terry’s Diary, Facebook e Twitter.

04. Qual o filme que você não se cansa de ver?
Impossível escolher entre esses tres: De Repente 30, Tudo Acontece em ElizabethTown e 500 dias com ela.

05. Você, Aline Vieira, se define basicamente como?
Muito energética, mas ao mesmo tempo preguiçosa demais. Gosto de fazer tudo ao mesmo tempo e da maneira mais perfeita possível, mas quando canso de alguma coisa, haja lábia pra me convencer a mudar de ideia e “ir a luta”.

06. Onde você estava há 5 anos atrás?
Estava no primeiro ano da faculdade (na mesma sala da @karolpinheiro, inclusive!), sonhando em escrever um livro, em ter um apartamento so meu perto do Parque do Ibirapuera (sempre quis correr todo dia de manha por la!) e um filhote de yorkshire.

07. Na escola, você faz/fazia parte de qual grupinho? (Nerds, populares, neutros, largados…)
Eu não chegava a ser nerd, so era estudiosa demais. E eu era popular no meu grupinho de amigos apenas. Nunca sonhei em ser reconhecida na escola inteira. Sempre tive problemas em dar atencao pra muita gente ao mesmo tempo!

08. Se você fosse uma celebridade ou personagem, qual seria?
Nossa, vou ser única chata que responde desse jeito… Eu nunca quis ser ninguem diferente. Sempre quis ser eu mesma, hahaha. Mas pensando bem, agora, e sendo um pouquinho fútil… Eu queria ser a Kristen Stewart, só pra beijar o Robert Pattinson quantas vezes eu quisesse hahahaha!

09. Seis coisas sobre você que ninguém sabe:
Eu ja fiz ginástica olímpica, atletismo e natação, sempre pensando em participar de competições internacionais, mas parei porque minha mãe disse que eu ia ficar com corpo de homem. 2) Pouca gente sabe que eu ja trabalhei no iGirl (que era mega famoso naquela epoca em que o iG foi lançado). 3) Eu sempre quis tocar numa banda, mas sempre tive medo de as pessoas acharem meio masculino (Ps: Eu não toco nenhum instrumento e minha voz e simplesmente péssima!). 4) Eu ja quase morri enquanto tirava sangue. 5) Eu sei dançar axe! hahaha. 6) Eu tinha um teclado do Sandy e Junior.

10. Eu acompanho o seu blog e o seu twitter a algum tempo, então pude acompanhar um pouquinho da sua viagem para Santa Barbara, nos Estados Unidos. Conta para gente como foi essa experiência incrível?! (Na casa de quem ficou, o que fez lá…) Muitas de nós, pensa em fazer o mesmo mas não sabe nem por onde começar.
Xi, historia longa! Eu sempre quis fazer intercâmbio, mas quando eu estava mais na vibe de fazer (aos 16 anos) meu pai me achou muito nova pra isso. Ai decidi que depois que acabasse a faculdade, juntaria dinheiro e ia. Fui em janeiro pra estudar inglês e fiquei la ate esse mês (junho). Fiquei numa host family que me recebeu da melhor maneira possível e que sempre fazia de tudo pra me fazer sentir em casa. O curso, pra ser sincera, e o de menos. O que vale e a experiência com os americanos e os outros estudante. A dica que eu dou pra quem quer fazer esse tipo de coisa e sempre, sempre, sempre ter mente aberta pra tudo e ser flexível pra fazer MUITA social. No começo, ninguém se conhece e você precisa meio que fazer esforços pra ‘entrar num grupinho’. Não ta afim de ir na balada? Vai mesmo assim! Com certeza você vai conhecer gente nova e vai se identificar. Não adianta ir se voce e bem caseiro. Você ta em outro país e precisa aproveitar cada momento! Eu curti demais e não vejo a hora de voltar pra California. Sabe aquela musica “California Gurls”, da Katy Perry? Tudo verdade! Corrããão que é demais! :)

11. O que mudou em você, nesses seis meses longe de tudo?
Acho que as coisas que mudaram em mim sao incontáveis. As únicas coisas que não mudaram foram o amor pela família, pelos amigos e pelo meu trabalho. Eu aprendi a ser mais social, a dar valor ao dinheiro, a me controlar em situacoes perigosas e até cozinhar. Também descobri muito meus limites. Sei que eu suporto coisas até determinada ‘linha’. Se passar, me dou mal. Intercâmbio e a melhor maneira de se conhecer que existe.

12. Agora que você já desarrumou a malas, colocou as coisas no lugar. O que pretende fazer?
Não sei muito bem como vai ficar minha vida profissional a partir de agora, mas pretendo voltar a trabalhar fixa em algum lugar, como ha 6 meses atras. Continuo fazendo meus trabalhos pra CAPRICHO, mas nada que necessite de mim fisicamente na redação. Quero trabalhar, só isso, hahaha!

13. Você acha bacana adolescentes blogueiras? Acha que isso pode ajudar futuramente na vida profissional?
Não so acho, como tenho certeza. Tanto pra quem quer seguir uma carreira com a escrita, quanto pra quem não quer, um blog e importante pra mostrar pra o empregador quem você é, quais sao as suas ideias e o que voce quer da vida. Ja participei de varios processos seletivos em que me perguntavam se eu tinha um blog.

14. Como o cara deve ser e agir para te conquistar?
Não tenho um manual do candidato a conquistar a Aline, nao. Mas se tem uma coisa que eu gosto e de caras inteligentes. Nao adianta vir com aquele papinho fútil e sem conteudo…

15. Você provavelmente deve já deve ter enfrentado uma entrevista de emprego. Conta para gente como foi, e que dicas você dá para quem ainda vai passar por isso.
Eu enfrentei milhões de entrevistas de emprego! Chega uma hora que voce recebe tanto ‘não’ que comeca a desanimar. Mas depois percebe que e a coisa mais normal do mundo. A dica que eu dou e mostrar quem voce realmente é. Não adianta falar na entrevista que fa um zilhao de coisas que não faz, que sabe falar um zilhao de linguas que não sabe e que tem experiencia quando não tem. Ser sincero e tentar fugir das mesmas respostas dos outros e a melhor maneira de mostrar que alguem pode confiar em ti pra um trabalho.

16. Quando você trabalhava na capricho, participava das seleções da galera capricho né? Conta para gente, como vocês faziam essa seleção. Que características, as “escolhidas” devem ter.
Eu não participava da selecao da galera, mas convivia quase que um dia todo com a karol, que escolhe as meninas. As escolhidas tem que ser elas mesmas e não tentar impressionar. As escolhidas tem caracteristicas diferentes, nem sempre “gritantes” e “incriveis” como muita gente pensa. Enfim, eu escolhia colírio… De menina não entendo muito.

Blog/ Orkut/ Twitter

Como eu já te disse Aline, estou muito feliz por você ter topado participar da tag aqui no blog. Admiro muito seu trabalho. Lembre-se sempre, que seja qual for sua escolha, seus amigos (e seguidores) estarão sempre do seu lado! Sucesso linda, você merece.