Preparando a pele

23 de maio de 2010
você está lendo Preparando a pele

Oi meninas! Essa semana, eu preparei esse texto esclarecendo uma dúvida que muitas meninas têm na hora de se maquiar: a preparação da pele. Qual base e qual corretivo usar, passar corretivo ou base primeiro e qual o sentido em que a base deve ser passada são dúvidas muito comuns, e muito simples de serem esclarecidas! Antes de tudo, sua pele deve estar bem limpahidratada. Para isso, lave o rosto com sabonete próprio para o seu tipo de pele, e seque bem com a toalha. Após isso, passe adstringente com um pedaço de algodão em todo o rosto, e termine passando um hidratante próprio para a face, daqueles que não tem óleo. A partir daí, é aconselhado usar um primer no rosto, para tirar o aspecto oleoso da pele, e deixar o acabamento da maquiagem mais bonito e aveludado, sem contar que faz os produtos fixarem melhor! Primers de boa qualidade costumam ter um preço um pouco alto, mas valem muito a pena! O mais barato, levando em consideração a relação custo-benefício, é o da Contém 1g!  Mas cuidado com a aplicação: se for usado muito produto de uma só vez, ou então usado depois da base, a pele fica com o aspecto ressecado! Existem também os primers labial e para a pálpebra. O primeiro da uma fixação melhor ao batom e hidrata seus lábios, e o segundo intensifica a fixação e a cor da sombra!

O corretivo nunca deve ser aplicado diretamente sobre a pele, porque após algum tempo, a área onde ele foi passado pode ficar com aspecto rachado ou manchado. Use um hidratante ou primer. Você pode usar corretivos coloridos ou cor de pele. O corretivo cor de pele costuma ser passado em todas as manchas que querem ser cobertas, independente das cores que possuírem. Use um corretivo com o mesmo tom de sua base, ou um tom abaixo. Nunca use um tom acima, porque depois a pele fica manchada. Os corretivos coloridos são facilmente encontrados nas cores verde (usado para cobrir manchas vermelhas, tais como espinhas não inflamadas e vasinhos aparentes), amarelo (usado para manchas roxas, como olheiras e hematomas) e lilás (usado para esconder espinhas inflamadas e manchas em tons de marrom). Alguns corretivos – os líquidos, na maioria das vezes – já vêm com um pincel aplicador, que costuma vir embutido na própria tampa, mas só use-o para aplicar o produto na mancha a ser escondida. Para espalhar, faça através batidinhas com os dedos, para ficar com uma textura mais natural. Faça o mesmo com os que não possuem o aplicador, mas usando o próprio dedo para pegá-lo da embalagem.

Hora de passar a base! O certo é usar uma base com o tom exato de sua pele, mas como nem sempre é fácil encontrar um que dê certinho, você pode usar uma base um pouco – bem pouco! Haha – mais escura que a sua pele, e corrigir isso com o pó compacto. Faça o mesmo se a base for um pouco mais clara. A base, além de fixar o pó compacto e esconder imperfeições, deixa a cor do seu rosto uniformizada.  A aplicação da base depende do seu tipo. As líquidas, que são as mais fáceis de usar, podem ser aplicadas com o pincel de base, que são meio compridos e larguinhos, de espessura média. Seus pelos são bem macios, e o comprimento deles não é igual em toda a área: os mais externos são mais curtos, e os mais internos, mais compridos, ou com os dedos, mesmo.  As bases em bastão são aplicadas com uma esponjinha ou com os dedos. Mas cuidado: as bases em bastão costumam deixar a pele um pouco oleosa! A base compacta é aplicada com uma esponjinha, também. Normalmente, nesses dois últimos tipos de base, o aplicador já vem junto.  O movimento que deve ser feito na aplicação da base é do meio do rosto para fora, começando preferencialmente pelo nariz. Tente deixar a cor uniforme dos dois lados. Não se esqueça de passar base nas extremidades do rosto! Não é porque você não vê no espelho quando se olha de frente que você não precisa passar base até bem próximo à orelha e à raiz dos cabelos. Muitas meninas fazem isso, e acabam ficando com o rosto de duas cores. Quando aplicar no queixo, vá descendo a base até o pescoço, para não ficar com um tom mais claro no rosto, e mais escuro no dito anterior. Ou vice-versa.
Não use base mais escura que sua pele para parecer bronzeada! A cor de seu rosto ficará diferente da do seu colo, e isso fica horrível. E não é legal passar base no colo, já que suja a roupa.

Finalize com o pó. Ele pode ser compacto ou em pó, mesmo.  Os opacos tiram um pouco o aspecto oleoso da pele, e os translúcidos a deixa mais brilhante. Aplique com um pincel de pó, que costuma ser grande e espesso, com os pelos bem macios, ou com a esponjinha que virá junto à embalagem do produto. Faça o mesmo movimento da base, do meio do rosto às extremidades. Concentre-se na zona T – testa, nariz e queixo -, mas não esqueça o resto do rosto. Se você for aplicar com o pincel, faça movimentos circulares e leves. O pó dá o toque final à sua pele, deixando uma textura aveludada, bonita e que auxilia aplicação dos produtos usados depois (sombra, blush, iluminador..).
Lembrando que você NUNCA deve usar muito produto, deixando uma camada muito espessa, porque a aparência acaba ficando muito artificial. É isso, a pele está pronta! Espero que vocês tenham gostado.

Beijos, Tonks