você está lendo Seu estilo de fotografar – Parte 01

A partir desse post, a gente começa uma série de posts explicativos e cheios de actions. Lembram do meu primeiro post? Eu falava sobre os estilos de edição e fotografia. Poisé, essa série vai contar com um post detalhado pra cada estilo, incluindo uma melhor explicação, váários exemplos e uma série de actions pros que se identificarem. E hoje, falaremos do estilo vibrante e contrastado da fotografia.
Os fotógrafos amantes desse estilo gostam de deixar marcados as verdadeiras cores das pessoas e objetos. Ao contrário do que eu disse no primeiro post, fotografias assim podem ser tanto egocêntricas, de paisagens, quanto das coisas boas da vida. A diferença mesmo está no jeito de editar. As câmeras perfeitas pra isso são as que tem bom contraste e cores vivas para não precisarem de tanto trabalho com a edição. Mas elas são sempre muito caras por serem tão perfeitas assim. É aí que as actions entram pra ajudar a dar os mesmos tons. Sombras realçadas, os pretos da foto bem marcados, cores destacadas, e as vezes até alguns efeitos retrôs, mas aqueles bem básicos, com amarelo e azul. Alguns exemplos e flickrs do estilo:

Pra você que não quer ficar preso às actions, é fácil fazer esses efeitos. O segredo é mexer nas curvas (Imagem > Ajustes > Curvas), aumentar saturação (Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação), e se for preciso, suavizar alguma coisa na cor seletiva (Imagem > Ajustes > Cor Seletiva), escolhendo a cor muito marcada e diminuindo o preto nela. Pra quem tem o Photoshop CS3, a exposição (Imagem > Ajustes > Exposição) também pode ajudar, é só diminuir o deslocamento.

Pra começar, algumas actions que vão te ajudar. Separei quatro muito lindas pra você editar suas fotos até enjoar! (Aprenda aqui como instalar actions no seu Photoshop). Algumas foram feitas por mim, e outras não, mas eu dei uma adaptada pra vocês. Os próximos posts da série não serão necessariamente sucessivos, vou alternar com outros assuntos pra não enjoar, e pra vocês continuarem tendo a curiosidade de saber o que vem na próxima semana! Espero que tenham gostado e até a próxima.