TDAH

12 de maio de 2010
você está lendo TDAH
Ontem eu estava assistindo a um programa de televisão que falava sobre esse assunto, e achei interessante trazer esse tema para o blog, já que muitas pessoas sofrem desse transtorno e sequer sabem o que significa.

O que é?

TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é basciamente um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Muitas pessoas não levam a série esse transtorno, o que é um grande erro, já que foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, e requer um tratamento especial nas escolas de quase todo o mundo.

Causas?

Os fatores que levam uma pessoa a ter esse transtorno são os mais variados possiveis, do e do excesso do corante amarelo ao problemas familiares. Acredita-se também que, grávidas que furmam e bebem têm mais chances de terem filhos com problemas de hiperatividade e desatenção.

Sintomas?

Impulsividade: A comunicação compulsiva, sem filtro para colocações inadequadas, ofensivas, pode deixar marcas e mágoas irreparáveis. A impulsividade pode manifestar-se também no comer, falar, trabalhar, comprar, fazer sexo, jogar ou uso de drogas.
Desatenção: O déficit de atenção nessa idade, compromete muito a memória, principalmente nos fatos recentes. Atrasos freqüentes, esquecimento de promessas feitas, do que falou ou ouviu nos últimos dias, esquecimento de datas importantes, compromissos, podem irritar muito o parceiro que sente-se desconsiderado: “- Se me amasse de fato não esqueceria”. Acaba sendo rotulado como egoísta, auto-centrado. Na verdade sua distração deixa-o alheio ao mundo exterior, ocupado com tanta auto estimulação mental.
Desorganização: A “bagunça” e desordem na casa, seus papéis, suas roupas, é outro fator estressante.
Estímulo: O cérebro que tem TDAH (DDA) vive num ritmo alucinante, está sempre em busca de coisas novas, desafios, fortes emoções… É muito curioso e detesta o tédio. Dificilmente esse tipo de comportamento se adequará à rotina de uma convivência estável. Muitas vezes o portador busca fora de casa outras atividades como esportes, novos amigos ou dedica-se mais ao trabalho.
Instabilidade de humor – O portador de TDAH (DDA) irrita-se muito com um problema que seria facilmente contornável por uma pessoa sem o transtorno.

Beijos, Br