#Profissão

14 de janeiro de 2010
você está lendo #Profissão

Você ainda esta cursando o ensino médio e e já ouviu milhares de vezes a mesma pergunta: O que você vai fazer quando acabar o colégio?! Deixa eu adivinhar: Você gosta de internet, adora tirar fotos e detesta contas. Sua voz é péssima e não tem uma beleza exótica ou um bom corpo para ser modelo. Bom, acredite, isso não acontece só com você, mas sim com a maioria das adolescentes. As milhares de opções infelizmente fazem com que as coisas pareçam impossiveis. Pensando nisso nos próximos dias eu postarei algumas matérias sobre profissões que tenham a ver com você, que assim como eu é super curiosa e ama novidades.

Comunicação Social

Comunicação Social antes de mais nada é o estudo das causas, funcionamento e conseqüências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa – rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet. Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas. As opções de estudo universitário na área de Comunicação Social são: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão, Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing. A primeira característica de um bom profissional nessa área também é a curiosidade. Um profissional de comunicação deve estar antenado com tudo o que está acontecendo no mundo e conseqüentemente ser eclético. Deve formar uma opinião a respeito dos assuntos. Esse futuro profissional deve entender bastante de negócios para poder determinar seus objetivos e deve entender bastante de “gente” para poder fazer a ponte entre o que é negócio e o que é comportamento. Outro ponto importante é gostar muito do que faz e do que irá fazer. Percebo muito que ultimamente as pessoas estão escolhendo as profissões com base no que elas poderão ganhar de remuneração e isso é um equívoco. Dinheiro é conseqüência e não finalidade. Atualmente, com a convergência das mídias e com a “digitalização” dos conteúdos, o profissional de comunicação deve enxergar o mercado de uma maneira pró-ativa. Seja publicitário, seja jornalista, o foco está na produção de conteúdos relevantes. E quando digo conteúdo quero dizer que existem apenas duas prateleiras – Informação e Entretenimento. Atualmente as pessoas querem buscar conteúdos interessantes e isso pode ser através de notícias, informações de trânsito, do tempo, uma música, um game, um filme etc. O jornalismo colaborativista, o conhecimento coletivo, os reality shows e tudo isso mostra que as pessoas não querem mais ser passivos na sua relação com os meios de comunicação e sim participantes ativos. Colaborar, escrever, fotografar etc. Dessa maneira um profissional de comunicação pode abrir o leque amplamente ao longo da sua carreira. Ele pode ser o editor do seu próprio Blog, ele pode ser o diretor do seu filme publicitário ou ele pode ser o desenvolvedor de um game que envolva milhares de pessoas ao redor do mundo. Sejam mais empreendedores, entendam profundamente sobre as mudanças que estão acontecendo na sociedade e na digitalização dos meios, acompanhem avidamente a evolução tecnológica e principalmente se esforcem além dos limites do conhecimento adquirido. Questionem, repensem, reestruturem. As relações de comunicação estão mudando e o jogo está sendo jogado agora.

Jornalismo

Uma das principais caracteristicas dos jornalistas é a curiosidade. Digamos que eles sejam movidos disso. Da sede de saber e do dever de informar para a o mundo. Se você pensa em seguir essa área: Leia muito. Jornais, revistas, mas também livros de ficção e de não-ficção. Leia os bons autores, para tomá-los como modelo. Leia os maus autores, para fugir dos seus erros. Jornalismo não é uma profissão para quem acha que ler dá muito trabalho. É para quem lê como respira. Daí, escrever se torna algo bem mais simples. Surgiu um grande tabu sobre jornalimo, porque no ano passado o Supremo Tribunal Federal derrubou, por 8 votos a 1, o diploma obrigatório para o exercício de Jornalismo. Isso definitivamente não faz com que o curso seja menos prestigiado. Muito pelo contrário. O jornalista além de saber escrever tem que saber pensar. Por mais que a academia só favoreça o profissional, não precisa ser obrigatoria. Já que pensar e ter idéias todo mundo consegue. Além do mais a derrubada da obrigatoriedade do diploma atende a interesses muito grandes de empregadores que querem mão de obra mais barata, que seja mais facilmente controlada. [Decreto de nova lei]

Onde eu vou trabalhar? Revistas, jornais, canais de televisão, internet, rádios, produtoras de vídeo, editoras de livros e house organs. O jornalista pode também atuar na área de assessoria de imprensa ou como profissional liberal.

Grade Básica do Curso de Jornalismo

Língua Portuguesa

História Geral

Filosofia

Fotojornalismo

Teoria da Comunicação

História do Jornalismo

Informática Básica

Planejamento Gráfico

Economia Básica

Técnicas de Codificação

Publicidade

Publicidade antes de mais nada demanda muita criatividade e iniciativa. Quem planeja escolher essa profissão terá que aprender a dominar técnicas como fotografia e computação gráfica. A Publicidade é diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e negócios. O Publicitários tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias.

Grade Básica do Curso de Publicidade e Propaganda

Lingua Portuguesa e Idiomas

Redação Publicitária

Economia

Antropologia

Sociologia

História da Arte

Computação Gráfica

Estatística

Fundamentos do Marketing

Direito Básico

Ainda não tem certeza?

Responda ao quiz e descubra qual a profissão que tem mais sua cara.

Fonte: oqueeuqueroser