Animal de estimação

15 de dezembro de 2009
você está lendo Animal de estimação

Eu sempre gostei de animais, por mim eu pegava todos aqueles pobres bichinhos da rua e da gaiola da loja e levava para a minha casa. Mas, como minha mãe os detesta e eu moro no segundo andar isso nunca foi possível. Quando eu era menor ela ainda atendia minhas vontades, já tive cachorro, pintinho, periquito, hamster, peixe… Infelizmente nenhum sobreviveu para contar história. Talvez por falta de tempo ou pouco experiência… e é sobre isso que o post de hoje vai falar. Um pequeno guia sobre animais de estimação.


Sem dúvida alguma o cachorro é o mamífero de estimação mais famoso do mundo. O cão é um animal social, e permite que o dono seja o “chefe da casa”, possui também várias outras características que o tornam uteis para o ser humano como: como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Não é pouco né gente?! Não é atoa que ele é o melhor amigo do homem. O preço de um cachorro pode variar muito, depende da raça. Mas para a sua felicidade existem milhares de vira latas esperando por adoção e carinho.

#Curiosidades
O cão é capaz de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem. Por isso nunca coloque música muito alta perto do seu cachorro, isso pode ser torturante para ele. A visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Os cães, assim como todos os mamíferos não-primatas, são ditos dicromatas e não conseguem enxergar a cor verde e vermelho. Se o seu cão tiver focinho claro ou despigmentado (rosado ou esbranquiçado), terá que usar protetor solar durante longos períodos de exposição ao sol (passeios ou caminhadas). Essa região sem proteção poderá desenvolver uma queimadura solar e até câncer de pele. Se a cadela acasalar com dois machos diferentes durante o cio, um da mesma raça que ela e outro vira-lata, terá uma ninhada com filhotes de raça pura e mestiços. Isso ocorre porque a cadela produz vários óvulos durante o cio, possibilitando a fecundação por machos diferentes.

Para ilustrar um pouco mais eu trouxe um vídeo super fofo que ta rolando pela internet, nele os cachorros falam. (não é mito ou montagem, é verdade)

Um mamífero carnívoro importado dos estados unidos. Pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 40 centímetros. Como costuma ficar na gaiolo, o ferret faz uma festa quando esta solto. Entra em buracos, esconde objetos e pode pular pela janela. O ferret adora comer! Ele gosta de doces mais nada de dar chocolates e chiclete ok? Se educado ele responde quando é chamado pelo nome e faz o que tem que fazer na caixa de areia! O Ferret normalmente não morde nem arranha, portanto ele não é um animal agressivo. Eles são um pouco caros, afinal são importados né?! Custam em media R$600,00.

#Curiosidades
– O coração de um Ferret bate 3 vezes por segundo. Haja emoção né?! Eles escondem comida por toda casa, faz isso para tê-los como suprimento. O Ferret possui uma habilidade incrível. Alguns aprendem a abrir portas, caixas e até mesmo zíper de malas.

Eles parecem bonecos de pelúcia e adoram brincar. O elevado valor que a sua pele atinge nos mercados internacionais, levou a que este pequeno animal fosse capturado até à exaustão. O espaço onde a Chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias.Quanto mais simples for a caixa, melhor. Você pode deixar a sua Chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para “provar” os fios eléctricos e os móveis. Existem várias tonalidades de pêlo, a mais corrente é a cinzenta. As Chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750 g e viver 18 anos. O preço pode variar de 60 a 100 reais, depende do local da compra.

Confesso que quando era menor eu morria de medo de gato. Isso porque aqui em casa sempre teve passarinho e eles adoravam te-los como refeição. Era uma mistura de ódio com revolta, não era justo eles comerem os meus bichinhos era?! Hoje eu entendo que isso é istinto e os pobres coitados não tem culpa alguma. Graças a blogueira lia eu os vejo hoje de um jeito diferente. No blog dela (WWW.justlia.com.br) ela vive fazendo post sobre eles, são uma gracinha para falar a verdade. Agora vamos ao que interessa, sobre ele: Assim como o cachorro o gato é super conhecido entre os animais domésticos. Esse mamífero fofíssimo pode viver em média 20 anos e são ótimos caçadores. Ao contrário de que muita gente pensa, os gatos não tem sete vidas. Eles precisam de cuidados especiais e muito carinho. Assim como os cachorros o preço vária de acordo com a raça! Mas, para a nossa sorte existem milhares de gatinhos por aí esperando pelo seu carinho na adoção.

#Curiosidades
– O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão. O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos. Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto. Existem vários gatos famosos por aí! Um grande exemplo é o Garfield. Tem coisa mais fofa que aquele gato falante gente?!


Os periquitos são atualmente uma das aves mais conhecidas na área da domesticação, isso por serem pássaros que se adaptam com facilidade a qualquer meio. Embora possam infligir uma bicada dolorosa se criados e ensinados desde filhotes podem ser facilmente ensinados. Eles vivem em média oito anos e são uma ótima solução para quem mora em apartamentos ou prédios. Bom, agora nós vamos falar do meu animal de estimação predileto. Como eu já disse antes por eu morar no segundo andar fui privada de ter animais de estimação normais, como cachorro, gato e etc. Meu pai uma vez comprou um filhote para mim, e eu fui criando, desde pequeno… Colocando comida no seu bico e tudo. Eu era quase uma pirata, ele vivia no meu ombro.


Ao contrário do nome o porquinho-da-índia não é suíno, nem tampouco indiano. Eles tem esse nome porque antigamente a região de onde eles vieram eram chamadas de “indicar orientais”. Eles vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a cinco filhotes por ninhada. São vivazes e dóceis, raramente mordendo, a menos que se sintam ameaçados. Em relação a outros roedores, o Porquinho-da-Índia leva vantagem por ser mais lento e portanto mais fácil de ser encontrado e apanhado.

Atualmente são conhecidos várias raças de hamsters, mas a história desse simpático animalzinho começou na década de 30, quando um cientista, Dr. Ahroni, capturou um macho e 2 fêmeas da raça dourada no norte da Síria. O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamsters-camundongo.

Espero que tenham gostado da matéria! Vale sempre lembrar que animal de estimação não é nenhum tipo de brinquedo. Ao comprar/adotar um você esta adquirindo uma responsabilidade enorme. Por isso conversem bastante em casa antes de tomar qualquer decisão. Abandonar animais de estimação na rua é crime. Para finalizar eu trouxe os animaizinhos das minhas leitoras que enviaram fotos para mim a algum tempo atrás.

Créditos: Silvia C. Parisi (médica veterinária) e wikipédia