uma câmera na mão…

06 de outubro de 2009
você está lendo uma câmera na mão…


Como muitas meninas me pediram, vou postar hoje dicas de como tirar fotos, essas dicar foram baseadas em outras dicas que pegei em um site doido ae, mas modifiquei bastante coisas, espero que ajude vocês viu? qualquer duvida é só falar comigo no meu orkut, demoro a responder. (mas respondo)

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3×4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.


10) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

11) Sempre posicione a máquina como se fosse outra pessoa. Se for pegar o ângulo de cima tenha muito cuidado para não ficar muito egoísta, e além de tudo em muitos casos o rosto fica com aparência estranha.

12) Tenha muito cuidado ao tirar fotos de baixo para cima, pois em 99% dos casos o rosto fica muito grande, os olhos com expressão de maníaco, além de sobressaltar as olheiras e deixar a boca com um ângulo muito estranho. Também tenha muito cuidado se for tirar fotos de corpo todo nesse ângulo, porque seu corpo fica desproporcional, deixe essas poses para profissionais, eles sabem o seu melhor ângulo.

13)A melhor luz vem de dias nublados sem chuva, quando está nublado só 80% dos raios solares são bloqueados, ou seja, você ficará com a luz perfeita, mas sem o tom amarelado.

14)Procure ficar com o corpo ereto, sem deixar os ombros caídos, a melhor maneira para manter a postura é: jogue os ombros para trás, barriga para dentro, peito para fora (kkkkkkkkk…..sentido kkkkkkk.. brincadeira), Se quiser demonstrar poder e atitude, levante o queixo levemente, mas cuidado para não ficar com ar de superior, se quiser parecer misteriosa, faça o contrário. Mas lembre-se: cabeça baixa aumenta o nariz e deixa em evidência as olheiras. Essas dicas deixaram seu corpo bem melhor na foto, além de evitar que você fique com o metido papo embaixo do queixo. Mas com tudo isso relaxe você não é um robo.

15) Para parecer sexy, mantenha olhos e boca semicerrados, mas tenha cuidado em semicerrar os olhos para que não fique com cara de sono.

16) Em todas as fotos que tirar sentada, procure sustentar o corpo em um dos braços, mas sem fazer força e sem jogar seu corpo no braço, para que não fique aquele aspecto de “gorda”, um mega braço de lutador. Isso vale para fotos em pé também, não faça força nos braços. Se tiver de biquíni, sente-se de maneira leve e com postura para não ficar marcas estranhas nas pernas e nem deixar seu corpo achatado e acharem que você tem celulite (isso vale pra quem tem.).

17) Se você tem bocão, muito cuidado com brilho labial ou batom muito clara com brilho. Se não, só vai dar sua boca na foto! Prefira tons, mas opacos.

18) Procure, na frente do espelho, quais são os seus melhores ângulos. Use uma lanterna para jogar luz sobre o rosto de diferentes maneiras e aprender como ela modifica a sua imagem.

19) Fazer um auto-retrato segurando a câmera no alto deixa o queixo marcado e mais fino. E os braços ficam longos e mais esguios. Caso essa não seja sua vontade, cuidado com esse tipo de auto retrato.

20) Pessoas de rosto muito redondo ficam parecendo uma bolacha Trakinas quando se deixam fotografar de frente, principalmente sob muita luz. Prefira o semiperfil, em que apenas ¾ do rosto é o melhor ângulo, mesmo para pessoas de rosto fino.

21) Morda as bochechas por dentro para marcar as maçãs do rosto, mas de leve para não ficar estranho.

22) Faça um esforço para encostar toda a língua no céu da boca enquanto sorri. Comece a treinar agora para dar adeus ao efeito pelicano.

23) – Não deixe (nem faça) que a fotografem com a câmera abaixo da altura do seu rosto. Você será fotografada de baixo para cima e vai sair com papo também.

24) – Na hora da foto, empine o peito para o céu. Finja que é um peixe com uma vara de pescar no meio do seu sutiã. Dica infalível para a postura.

25) – Tire a foto de ladinho – a posição emagrece – e deixe uma das pernas meio dobrada.
26) – Esteja com a boca hidratada. Boca ressecada prende o sorriso.

27) – Não olhe para a luz do flash. Fixe um ponto perto da câmera.

28) – Sorria e deixe as regras todas para lá. Não estrague um momento feliz com essas bobagens!

29) TRUQUES / PROGRAMAÇÃO DA CÂMERA / POSES / PACIÊNCIA: Vc encontrou um lugar legal mas não tem nenhum móvel por perto pra vc apoiar a câmera? pegue uma cadeira um banco, alguma coisa, pois o truque é colocar a câmera encima de alguma coisa para que vc não fique segurando e na hora da foto, o seu bração esticado ocupe 80% da foto. A câmera depois de programada, fará o trabalho sozinha. A minha no caso, o timer dura 8 segundos antes de bater a foto, e eu tenho esse tempo para fazer a pose que eu quero sem precisar me preocupar em apertar botão algum. Vc deve aprender a programar sua câmera e também cancelar o flash e posicioná-la em pé ou deitada encima do móvel que vc arranjou, direcionada pra vc, claro. O GRANDE truque vem agora: pegue um espelho médio, desses de banheiro, e posicione ele atrás da câmera, com uma certa distância da mesma, encostado de uma maneira que onde vc está, consiga enchergar o LCD pelo espelho. LCD ( liquid cristal display ) é aquela telinha que tem atrás da câmera que mostra o que será fotografado. Vc deve posicionar o espelho de uma maneira que vc se enxergue no LCD…quando vc conseguir arrumar direitinho, vai ver como ajuda e muito na hora, pois vc está vendo exatamente como vai estar na foto.

Lembre-se sempre da criatividade, se tirar muitas fotos e todas forem iguais elas ficaram chatas. Faça a diferença.

Nem sempre as nossas fotos ficam como gostaríamos, sempre encontramos pequenas falhas e detalhes que não gostamos. Mas para ficar bem na foto basta ser natural, é a naturalidade que proporciona beleza à foto. Ao invés de ficar preocupado com poses, caras e bocas, preocupe-se em ser autentico, em sorrir naturalmente, em ser você mesmo. Se você for natural, com certeza irá ficar bem na foto.

Vou falar agora um pouco sobre programas de edições. Quando falamos em programas de edições logo pensamos no photoshop, mas saiba que ele não é o único. Existem milhares de programas com opções de efeitos para iniciantes, que por sinal são tão bom quantos o photoshop! Existe um certo preconceito com o fato “ eu uso phostoshop” muitas pessoas consideram isso desnecessário e até julgam quem usa, dizendo que pessoalmente são feios, e blá blá blá! É claro que o photoshop faz milagre, mas ai vai a dica: no photoshop podemos fazer milhares de coisas, usa-lo não quer dizer iremos arrumar espinhas, diminuir barriga ou aumentar bunda. Podemos simplismente utiliza-lo para dar tons e fazer efeitos que valorizam as cores e afins! É complicado, porque quem não sabe usar, sempre acaba falando mal de quem sabe, eu que diga isso né! Mas vamos ao que interessa, programas de fácil manuseio para amadores:

O primeiro que eu recomendo é o photoscape, grátis e bem leve você baixar em menos de meia hora. No site Baixaki você o encontra a versão para Downlaod, se você digitar no orkut iram aparecer várias comunidades ensinando como utiliza-lo. Eu aprendi assim…

O Picasa também é super prático, você já deve ter ouvido falar desse…muitas garotas usam, mas acabam fazendo efeitos que acabam com a foto. Como aumentar demais a saturação/cor… isso faz com que a pele fique laranja ao extremo, o que fica muito bizarro! Você também pode fazer o download desse programa no site Baixaki, é bem leve também!

Bom, agora uma solução para você que tem o photoshop instalado no computador e não sabe mexer em nada…você pode baixar algumas actions. O que são actions? São efeitos já prontos que você encontra pela internet, ai é só apertar Play! Tem cada efeito liiiiiindo, que simula efeitos de câmera profs! Onde encontrar esses efeitos? Em comunidades do orkut como a Everything about Photoshop , lá ensina passo a passo, você vai conseguir fazer.

Me pediraram para falar de novo sobre as dicas de fotografia, ai estão elas! =*